camilaw

565 palavras 3 páginas
O que vimos na visita técnica ao edifício ‘‘The One’’ referente a parte de geologia:

Primeiro, vimos o granito branco amêndoa e o vermelho tapão bonito. Esse granito sofreu processo de flameamento. Esse processo consiste em passar o maçarico pela superfície, assim os minerais existentes na rocha dilatam fazendo buracos,escondendo imperfeições e dão um aspecto áspero. Após o flameamento, o piso se torna antiderrapante, o que é importante para lugares com fluxo de pessoas constante, como o edifício visitado. Uma questão de segurança fora realizada sem tirar a beleza da rocha, entretanto, à resistência física e mecânica diminui.

Granito branco amêndoa, já flameado.

Antes de ser colocado, no contrapiso deve ser passado 2 demão de impermeabilizante , apenas 1 demão não dará resultado algum. A impermeabilização tem como função proteger as camadas superiores da umidade ascendente proveniente do solo, e evitar o aparecimento de escamações, manchas e oxidação. Se não for feita a impermeabilização e as manchas aparecerem não tem solução para tirá-las.
Conseguimos observar o pedreiro preparando a ‘‘farofa’’, que é a junção de cimento branco, areia e água. O cimento e a areia devem seguir a proporção 4 para 1, ou seja, para 1 certa quantidade de cimento temos que usar 4 vezes essa quantidade para a areia. A quantidade de água deve ser pequena. Após a ‘‘farofa’’ pronta, o pedreiro, em uma reta, joga um pouco de cimento branco e um pouco de água na superfície, o que forma a ponte de aderência. É, então, colocada a ‘‘farofa’’, sobre ela mais um lance de cimento e água e por último um pedaço de madeira retangular é posto em cima da argamassa, usando o instrumento de nível para ver se a reta está nivelada . Está formada a argamassa, que deve ter de 3 a 4 cm de altura. Ela tem como objetivo assentar e nivelar, corrigindo imperfeições do contrapiso.

Camada de argamassa sendo feita.
Por último, na nossa visita à obra do edifício ‘‘The One’’, analisamos a

Relacionados