Cambio

Páginas: 5 (1226 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


Atividade Câmbio Flutuante
Leia os textos abaixo e responda ao que se pede:

Texto 1
Mantega propõe câmbio flutuante a todos os países em reunião do G20

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez um apelo nesta sexta-feira durante a reunião ministerial do Grupo dos Vinte (G20 que agrupa países ricos e emergentes) para que todos os países adotem o câmbio flutuante com o objetivo deevitar distorções no sistema comercial e financeiro global.
Mantega afirmou em entrevista coletiva concedida após o encontro que a grande vantagem do sistema que surgiu após o final da Segunda Guerra Mundial era que todos os países tinham câmbio fixo.
"Todo mundo tinha câmbio fixo e, portanto, as disparidades inclusive dos fluxos de capital eram menores", afirmou, antes de declarar que aseconomias agora avançam para um sistema de taxas de câmbio flutuante.
O ministro acrescentou que o problema é a falta de homogeneidade, já que existem diferentes tipos de sistemas, que vão desde países que intervêm em sua taxa de câmbio até os que têm suas moedas vinculadas ao dólar.
"Eu acho que a proposta foi bem recebida pelo G20", avaliou Mantega, que lembrou que o Brasil já tem flexibilidadecambial e, portanto, não aceitará limites sobre os controles de capital.
"Nas condições atuais não há câmbio flutuante, há manipulação, então temos que ter restrições de capitais. Mas se todos mudarmos para o câmbio flutuante, se todos mudarem para um câmbio não manipulado, então não precisaremos fazer controle de capital porque haverá menos capital", afirmou.
Mantega disse que se trata de uma soluçãopara curto prazo, até que o sistema monetário internacional seja reformulado, uma meta do Fundo Monetário Internacional (FMI).
"Reformular o sistema monetário internacional é algo que vai levar tempo, e enquanto isso devemos procurar soluções de curto prazo que possam ser implementadas antes de chegarmos a um novo sistema", acrescentou.

UOL ECONOMIA. Mantega propõe câmbio flutuante a todos ospaíses em reunião do G20. 15.abr.2011. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2011.



Texto 2
Mantega diz que Brasil não pode fazer papel de bobo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu hoje (13) o câmbio flutuante, ao participar de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, e disse que o Brasil não pode fazer papel de bobo e ser manipulado pela guerra cambial. Mantegadisse aos senadores que a situação tem se complicado ante a crise, com muitos países desvalorizando artificialmente suas moedas, com desequilíbrio para o comércio mundial.
“Não podemos fazer papel de bobo e deixar nos levar pela manipulação no mercado mundial. Como era só um país, era mais fácil. A China faz isso há 20 anos. Mas o problema passou a ser generalizado”, disse.
Mantega destacou que,quando os Estados Unidos e os países da Europa, destinam um volume excessivo de dinheiro aos bancos da região, a crise só se aprofunda porque os recursos, ao invés de estimularem o setor produtivo, terminam sendo destinados ao Brasil, por exemplo, que tem taxas de juros elevadas, embora com fundamentos econômicos mais sólidos.
Ele criticou ainda a competição desleal entre os produtos importadose os nacionais devido à desvalorização artificial das moedas. “É uma briga deles que termina afetando a nossa economia. Não queremos violentar os princípios da livre concorrência. Mas estamos tomando medidas [para defender a economia brasileira]”.
Segundo Mantega, o governo tem procurado convencer o G20, grupo das economias mais desenvolvidas, a evitar esse tipo de política, mas, como ainda nãohouve decisão disso, o Brasil se antecipou em defender o real com medidas como o aumento do prazo da cobrança de 6% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos empréstimos externos.
“Dinheiro de curto prazo pressiona nossa moeda. Se não tivéssemos tomando medidas como essas e a compra de dólares, nós estaríamos com o câmbio a US$ 1,40 e toda a indústria estaria quebrada. Não teríamos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cambio
  • Cambio
  • cambio
  • Cambio
  • Cambio
  • cambio
  • Cambio
  • Câmbio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!