Cambio Vascular

Páginas: 4 (957 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Câmbio vascular
É um tecido originado pela atividade do câmbio fascicular do caule e na raiz da planta por células parenquemáticas que sofreram desdiferenciação, junto ao câmbio fascicular.Forma um um anel completo de tecido meristemático, é responsável pela formação do xilema secundário (lenho) e floema secundário em dois sistemas, axial (formado verticalmente) e o radial ( formado emcomprimento), essa atividade garante a produção desses tecidos ao mesmo tempo que o crescimento em espessura do caule e da raiz das dicotiledôneas, gimnospermas e algumas monocotiledôneas.
Xilemasecundário (lenho)
É um tecido de condução conhecido como lenhoso, sua principal função se da ao transporte de água e sais minerais da raiz até as folhas, mas promove também sustentação da planta. Ele écomposto por sistema traqueário, fibras, células de parênquima lenhoso e elementos mecânicos.
- O sistema traqueário é o principal sistema de condução contido no xilema secundário formado porcélulas mortas lignificadas. Esse sistema é composto por traqueídes e elementos de vaso.
a) As traqueídes foram os primeiros condutores de água que surgiu e proporcionam canais para a passagem deágua e sais minerais, em suas paredes lignificadas em alguns pontos desaparece a lignina restando apenas a celulose com espessura mais fina, ocorrendo pontuações, nessas ocorre a passagem da água.b) Os elementos de vaso são células alongadas dispostas em fileiras formando vasos lenhosos que são tubos longos e contínuos que percorrem o vegetal da raiz até as folhas, suas paredes também sãolignificadas e contém perfurações em sua extensão permitindo a passagem de água. Os elementos de vaso são os principais condutores nas angiospermas e mais especializados que as traqueídes.
-Fibras esclerenquimáticas são formadas por células alongadas com paredes espesas lignificadas com extremidades pontiagudas.
- Parênquima lenhoso é constituído de células vivas do xilema e possuem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VASCULAR
  • cambio
  • Cambio
  • Cambio
  • cambio
  • Cambio
  • Cambio
  • cambio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!