Camada de Aplicação SMP_DNS

1398 palavras 6 páginas
Exercícios (Camada de Aplicação: SMTP e DNS)

1. A conexão SMTP é persistente ou não? Por quê?

Sim, a conexão SMTP é uma conexão persistente.
Por se tratar de uma conexão persistente, podem ser enviadas diversas mensagens sequencialmente, bastando apenas especificar o remetente, destinatário e mensagem dos demais e-mails antes do comando de encerrar a conexão.
Através do protocolo SMTP, o servidor de e-mail envia as mensagens que estão na sua fila de saída em direção ao servidor destino. Caso o servidor destino não esteja acessível, o servidor de e-mail tentará enviá-la novamente, persistindo nestas tentativas durante algum tempo, quando então remove a mensagem e notifica quem a tinha enviado.

2. Porque o SMTP não é usado para descarregar os e-mails na máquina do usuário final? Quais os protocolos que fazem isso?

O SMTP não é usado para descarregar e-mails da maquina do usuário final. A função do SMTP é permitir a transferência de correios de um servidor a outro em conexão ponto a ponto. Trata-se de um protocolo que funciona em modo conectado, encapsulado numa trama TCP/IP. O correio é entregue diretamente ao servidor de correio do destinatário, além do mais, os protocolos SMTP exigem que todos os caracteres transmitidos sejam codificados em código ASCII de 7 bits.

Ou seja, o SMTP é um protocolo exclusivo para transmissão de dados (comandos) entre servidores e não para descarga direta em máquinas de usuários finais. A função de descarregar os e-mails para o usuário final, ficam a cargo dos protocolos de acesso ao correio.

3. Quais os protocolos de acesso a e-mail, isto é, para ler os e-mails do servidor e quais são as suas características?

Como o agente de usuário do destinatário não pode usar SMTP para obter as mensagens por que essa é uma operação de recuperação e o SMTP é um protocolo de envio, existem protocolos especiais que acessam o correio, entre eles o POP3, IMAP e HTTTP.

POP3: Protocolo de acesso de correio extremamente simples,

Relacionados