Camada de aplicação

Páginas: 10 (2257 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2012
Rede Mundial de Computadores – a Internet

A Internet é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial e dispõe milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meiode hiperligações da Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. Os elementos que formam a base da Internet são o modelo de referencia TCP/IP e a pilha de protocolos TCP/IP.
Internet e internet possuem significados diferentes. Enquanto internet significa um conjunto de redes de computadores interligadas,a Internet se refere à internet global e pública, disponibilizada pelo Protocolo de Internet. Dessa forma, existem inúmeras internets espalhadas por redes particulares, seja interligando empresas, universidades ou residências. Entretanto, existe somente uma rede única e global, o conjunto de todas as redes, a Internet.

Histórico da Internet
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu emplena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas que as forças armadas norte-americanas teriam para manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Este extraordinário sistema de comunicação teve origem na década de 60. Nesse período, os mainframes (computadores de grande porte) dentro de organizações de pesquisa eramdispositivos de processamento isolados. Computadores de diferentes marcas eram incapazes de se comunicar.
A Internet originou-se da ARPANET, a primeira rede nacional de computadores criada em 1969 pelo Departamento de Defesa do EUA para garantir a segurança em caso de acidente nas comunicações. Esta rede privada era destinada a interligar os computadores dos centros de pesquisa, universidades einstituições militares americanas, permitindo o compartilhamento de recursos entre os pesquisadores que trabalhavam com projetos estratégico-militares.

Em 1972 o governo americano decidiu mostrar o projeto pioneiro à sociedade, e a idéia expandiu-se entre as universidades  americanas interessadas em desenvolver trabalhos cooperativos. Para interligar os diferentes computadores dos centros depesquisa, em 1980 a Internet adotou o protocolo aberto TCP para conectar sistemas, ampliando a dimensão da rede, que passou a falar com equipamentos de diferentes portes, como micros, Workstations, mainframes e supercomputadores. Pouco tempo depois, autoridades da área da computação decidiram dividir o TCP em dois protocolos: o Transmission Control Protocol (TCP) e o Internetworking Protocol (IP).O IP seria o responsável pelo roteamento do datagrama enquanto o TCP assumiria as funções de alto nível como segmentação, reagrupamento e detecção de erros. O protocolo de internet tornou-se conhecido como TCP/IP.
Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Berners-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando autilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, a Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.
O surgimento acelerado deprovedores de acesso e portais de serviços online contribuiu para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Camada de Aplicação
  • Camada de aplicação
  • Camada de aplicação
  • Camada de aplicação
  • camada de aplicação
  • CAMADA DE APLICAÇÃO
  • Camada aplicação
  • Camada aplicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!