Cama patente

Páginas: 3 (573 palavras) Publicado: 5 de abril de 2012
Escrita do museu

Cama patente
Cama patente
c. 1915, Araraquara, SP
Design e produção: Celso Martinez Carrera (1883-1955)
Esta cama teve seu projeto patenteado por seu criador e fabricante,precursor da produção moveleira seriada no país. Com custo moderado, tornou-se acessível a amplas camadas da população, ganhando o mercado dos móveis feitos sob encomenda. Usa madeira caviúna roliça eestrado de malha metálica com molas tensionadas. O design mostra influências dos móveis Thonet, da Áustria.

Cama patente
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A cama patente de 1915 se tornouum marco na história do design do mobiliário brasileiro. Foi projetada por Celso Martínez Carrera (1883-1955), espanhol da Galiza radicado em São Paulo, que emigrara para o Brasil em 1906 etrabalhara na marcenaria da Companhia Estrada de Ferro Araraquara, antes de abrir sua própria oficina.
Construída com madeiras torneadas, suas formas eram muito simples, suas linhas puras e leves. Eracomposta por um conjunto básico de três partes, cabeceira, suporte para o pé e estrado, primando por seu conceito funcional e eficiente, o que permitiu sua industrialização a preços populares.
A primeiracama patente foi fabricada em Araraquara e destinava-se a substituir, numa clínica médica, camas de ferro que eram anteriormente importadas da Inglaterra. O início da primeira guerra mundial dificultouas importações e muito favoreceu as vendas das camas patentes inventadas e fabricadas no Brasil.
Celso não teve o cuidado de patentear sua invenção, a qual acabou sendo patenteada por um imigranteitaliano, Luigi Liscio (1884 – 1974), que chegara ao Brasil em 1894. Devido a essa patente, Celso viu-se obrigado a deixar de fabricar a cama patente - que ele mesmo inventara - em sua fábrica demóveis, a Fábrica de Móveis Carrera.
A Industria Cama Patente L. Liscio S.A foi fundada em Araraquara e depois transferida para São Paulo, onde funcionou até 1968. Apesar da controvérsia a respeito da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patente
  • patente
  • patentes
  • Patentes
  • Patentes
  • patentes
  • Patente
  • Patentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!