Camões e lusíadas

Páginas: 2 (274 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
Língua Portuguesa

Os Lusíadas são um canto de louvor à glória do povo português, verdadeiro protagonista do poema. Os Lusíadas apresentam-nos inúmeros heróisindividuais, que no conjunto, constituem um herói colectivo. Devido à visão nobre que Camões tinha da história, por povo heróico deve-se entender os cavaleiros, os fidalgos, osnobres e os reis.
Quando Camões escreveu sua obra, Portugal estava no auge de seu império, conquistado na aventura heróica de sua gente, pioneira no desbravamentodo mar desconhecido. Fernando Pessoa é colocado pelos portugueses ao lado de Camões, como grande poeta da língua, no plano internacional.
Camões fala de Portugalcomo cabeça da Europa e Fernando Pessoa coloca-o como rosto que observa português traiçoeira o mundo. Em os lusíadas encontramos os heróis que construíram e alargaram oimpério português na mensagem temos as figuras históricas predestinadas a essa construção simbolizando a essência do ser português que acredita num sonho.
Camões fala deUlisses e de outros mitos e Fernando Pessoa mostra a importância do mito capaz de gerar um nova realidade como os mitos do sebastianismo do quinto império e do encoberto.Camões fala-nos das descobertas e dos grandes feitos do povo intrépido português. Fernando Pessoa na mensagem faz uma avaliação do esforço do Portugal construtor doimpério mas sobretudo aponta para a ideia de que o Encoberto esta a chegar para restaurar a glória do passado. Com Camões temos o heroísmo que permitiu a construção do impérioportuguês Com pessoa a uma pátria que necessita de se libertar de um passado que se desmoronou e encontrar um novo heroísmo que exige grandeza e capacidade de sonhar.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os Lusíadas
  • Os lusíadas de camões
  • Camões e Os Lusíadas
  • "Os Lusíadas" de Luis de Camões
  • Os lusíadas, de luiz vaz de camões
  • Análise sobre "Os Lusíadas de Camões"
  • os lusiadas de luis vaz de camoes
  • Resumo de Os Lusíadas, de Camões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!