CalxGesso

3611 palavras 15 páginas
CAL

A cal é um dos produtos naturais mais versáteis. Começou a ser usada na pré-história e foi muito utilizada na construção de pirâmides, igrejas e principalmente habitações. Uma de suas principais funções é de aglomerante, ou seja, dá liga na massa, atuando como uma espécie de cola.
No entanto, seu uso é diversificado:

Na construção civil, a cal é utilizada principalmente na forma hidratada, como componente fundamental no preparo de argamassas de assentamento e de revestimento de grande durabilidade e de ótimo desempenho. É utilizada também no preparo de tintas alcalinas de alta alvura, atribuindo à pintura propriedades fungicidas e bactericidas que favorecem a saúde e o conforto dos usuários das edificações.
Na construção de estradas, como elemento de estabilização de solos de baixa capacidade de suporte e como aditivo de misturas asfálticas, assegurando maior longevidade ao capeamento das rodovias.

Nas indústrias siderúrgica e metalúrgica, a cal é fundamental em diversas fases da fabricação e de outros metais não ferrosos, como cobre e o zinco. A cal é aglomerante na minério de ferro. Utilizada no processo de sinterização e na dessulfuração de gusa, como elemento escorificante, protetor de revestimentos refratários em fornos de aciaria e como lubrificante na trefilaria.
A metalurgia de alumínio emprega a cal na causticação ou recuperação da soda cáustica usada na digestão da bauxita.

Em processos químicos e industriais, a cal é fundamental em vários setores. Na indústria química, é insumo básico na produção de especialidades como carbonato de cálcio precipitado, carbureto de cálcio, óxido de propeno, cloreto de cálcio, hipoclorito de cálcio e vários outros elementos.

Na produção de papel e celulose, a cal virgem é essencial na causticação do licor negro e como agente redutor de acidez na produção de papéis alcalinos. É também empregada como fundente em vidrarias e em outros processos industriais, como a produção de refratários de

Relacionados