Calvinismo

Páginas: 13 (3043 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
CALVINISMO
Débora de Castro Garrido1, Carolayne Beatriz da Silva1
1Instituto Federal do Paraná– Campus Paranavaí (IFPR)
deboracgarrido@gmail.com, carolaynebcavalcante@hotmail.com,

Resumo. Este trabalho esta abordando os conceitos e casos práticos sobre o calvinismo e seus cincos pontos, detalhando a vida e as ações de João Calvino com suas opinião e pensamentos paratornar na pratica e fundar o calvinismo detalhando a sua igreja , os cristões e os acontecimentos e ao decorrer do artigo será apresentado algumas frases de Calvino.

1. Introdução
O objetivo desse artigo é realizar uma pesquisa para abordar a questão do calvinismo e entender as definições porque o calvinismo se formou uma reforma importante, suas causas e elaborar alguns registros importantesde João Calvino , com biografia , definições e o principal foco é os 5 pontos do calvinismo.
2. João Calvino
Para entender o calvinismo inicialmente devemos saber que seu principal representante é : João Calvino (1509-1564) Teólogo reformador nascido em Noyon, França. A reforma de Calvino durou até a renovação neo‐calvinista do século XX graças a inspiração do grande teólogo Karl Barth. Juntoa Martín Lutero, Calvino foi um dos pensadores mais influentes da Reforma do século XVI. Em agosto de 1523, iniciou seus estudos na Universidade de Paris, onde estudou, se dedicou, aprendeu latim, filosofia e dialética, chegando a distinguir-se como humanista. Encaminhado para a teologia por seu pai, Calvino foi enviado para uma capela da Catedral de Noyon, depois para a paróquia de Marteville.Com a mudança dos planos paternos, Calvino direcionou-se para o direito. Entre 1528 e 1533, freqüentou as universidades de Orleans e de Bourges. Em 1532, publicou sua primeira obra, "Dois livros sobre a Clemência ao Imperador Nero", em que comentou o pensamento de Sêneca sobre a clemência. Aos poucos, foi-se aproximando das questões morais e religiosas e do pensamento Lutero , reformador da igrejacatólica na Alemanha.

_____________
¹Igreja Luterana de Valparaiso : É uma igreja luterana localizada no Chile na cidade de ValParaiso , construída em 1897 , trata-se de uma igreja com pensamentos protestantes . Estuda-se com ênfase nesta igreja conceitos da igreja ,luterana e conceitos calvinistas
Ainda que grande parte da obra de Calvino está em Genebra, suas publicações se propagarãosuas ideais de uma "correta" igreja reformada a muitas partes da Europa. O calvinismo se converteu em o sistema teológico da maioria em Escócia, os Países Baixos, com homens como William Ames, TJ Frelinghuysen y Wilhelmus Brakel e partes da Alemanha, com os gostos de Olevianus e seu colega Zacarías Ursinus. Foi influente na, França e Hungría, sendo independente na Transilvania, Lituania e Polonia.Calvinismo ganho certa popularidade nos países escandinavos, especialmente Suécia, mas foi rejeitado a favor do luteranismo em 1593.

“João Calvino foi um desses tantos protestantes franceses que fugiram para o território suíço. Na Suíça, Calvino entrou em contato com as ideias humanistas e, principalmente, teve acesso à literatura grega antiga. Esse contato com a literatura clássica ehumanista foi muito importante para aquilo que Calvino iria desenvolver em sua teologia.” (IGREJA LUTERANA DE VALPARAISO,2009,p.1)
Em 1533, sua distância em relação ao catolicismo tornou-se pública, com a redação de um discurso contendo matéria religiosa considerada herética. Dois anos depois, concluiu sua obra mais famosa, a "Instituição da Religião Cristã",que lhe rendeu grande prestígio, Três anos mais tarde, convidado a ensinar teologia, Calvino passou a viver em Genebra, unindo-se ao reformador Guillaume Farel. Uma tentativa malsucedida de implantar os costumes reformados acabou causando celeuma e levando Calvino ao exílio, em 1538. Mudou-se para Estrasburgo, onde, em agosto de 1540, casou-se com a viúva Idelette de Bure, com quem viveria por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calvinismo
  • Calvinismo
  • calvinismo
  • Calvinismo
  • calvinismo
  • Calvinismo
  • Calvinismo
  • Calvinismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!