Calumbangue

7699 palavras 31 páginas
APOSTILAS DE FÍSICA I
Escola Superior Politécnica do Namibe/Universidade Mandume Ya Ndemufayo

1º Ano de Engenharia Mecânica
Ano Académico 2013

INTRODUÇÃO
O homem desde os tempos remotos procurou sempre explicações para os fenómenos ocorridos na natureza, principalmente no que diz respeito à explicação para os movimentos que os corpos executam.
Homens famosos como Aristóteles, Galileu, Ptolomeu foram alguns dos muitos cientistas pioneiros que estiveram na busca por explicações sobre os movimentos, além de serem os responsáveis por estabelecer muitas das leis que hoje conhecemos. Talvez seja por isso que a mecânica é o ramo de estudo mais antigo da Física.
A FÍSICA I corresponde a Mecânica de Newton. Em suma, vai tratar do estudo dos movimentos, as variações de energia e as forças que actuam sobre um corpo para se poder compreender os fenómenos eléctricos relacionados com os fenómenos mecânicos.
Para o desenvolvimento do estudo da Física I é necessária a compreensão e diferenciação entre grandezas escalares e vectoriais; ter o domínio dos conceitos de vector e suas características (módulo, direcção e sentido), e de noções do cálculo diferencial e integral, ou seja, ter a Matemática como uma ferramenta indispensável.

O Docente: Isata Teixeira Lemba

e-mail: fisica.umn@gmail.com

Página 1

APOSTILAS DE FÍSICA I
Escola Superior Politécnica do Namibe/Universidade Mandume Ya Ndemufayo

1º Ano de Engenharia Mecânica
Ano Académico 2013

UNIDADE I - MEDIDAS UNIDADES E VECTORES

1.1 - GRANDEZAS FÍSICAS
Grandeza Física é qualquer entidade física que pode ser medida.
Quando medimos uma grandeza, sempre a comparamos com um padrão de referência. Tal padrão define uma unidade da grandeza.
Dada a sua natureza as grandezas físicas dividem-se em escalares e vectoriais.
(a) Grandezas escalares: Chamamos de grandezas escalares aquelas que ficam completamente determinadas pelo valor numérico e pela unidade. Exemplos: comprimento, volume de um

Relacionados