Calr friedrich gauss

646 palavras 3 páginas
Charles Augustin Coulomb
Charles Augustin de Coulomb foi um dos grandes personagens da história da física e da engenharia. Suas contribuições mais importantes ocorreram nos campos da eletricidade, do magnetismo, da mecânica aplicada e nos estudos do atrito e da torção. No fim da vida assumiu o posto de inspetor geral de Instrução Pública. Neste cargo era o principal responsável pela educação nos colégios em todo o país. Charles Augustin Coulomb é pioneiro em pesquisas em magnetismo e eletricidade, e a que se deve a definição e verificação experimental de leis fundamentais que se tornam o ponto de partida para o desenvolvimento dos conhecimentos em eletricidade e magnetismo ao nível dos de mecânica e da ótica.
O físico francês Charles de Coulomb inventou em 1777, a balança de torção e iniciou suas pesquisas no campo da eletricidade e do magnetismo para participar de um concurso aberto pela Académie des Sciences de Paris sobre a fabricação de agulhas imantadas. Seus estudos conduziram à chamada lei de Coulombo.
Charles-Augustin nasceu em Angoulême, em 14 de junho de 1736. Passou nove anos nas Índias Ocidentais como engenheiro militar e, nos intervalos de suas atividades profissionais, dedicava-se a investigações sobre mecânica aplicada. De volta à França, interessou-se pelos estudos de eletricidade. A publicação de numerosos artigos de grande repercussão nos meios científicos lhe valeu o ingresso na Académie des Sciences em 1781.
Começou a estudar um meio de avaliar a força magnética de uma barra imantada. Para esse fim, idealizou a balança de torção, semelhante à usada pelo físico e químico inglês Henry Cavendish para medir a atração gravitacional.
As experiências realizadas por Coulomb sobre os efeitos de atração e repulsão de duas cargas elétricas permitiram-lhe verificar que a lei da atração universal de Newton também se aplicava à eletricidade. Estabeleceu então a lei das atrações elétricas, segundo a qual as forças de atração ou de repulsão entre as

Relacionados