calorimetria

Páginas: 14 (3294 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014
Calor
O calor, que também pode ser chamado de energia térmica, corresponde à energia em trânsito que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura. Essa transferência ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico.
É muito comum ouvirmos algumas expressões cotidianas associando calor a altas temperaturas.Por exemplo, em um dia quente, usa-se a expressão “Hoje está calor!”. Porém, corpos com baixas temperaturas também possuem calor, só que em menor quantidade. Isso quer dizer apenas que a agitação das moléculas é menor em corpos “frios”.
A unidade de medida mais utilizada para o calor é a caloria (cal), mas a sua unidade no Sistema Internacional é o Joule (J). A caloria é definida como aquantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1g de água em 1ºC.
A relação entre a caloria e o Joule é dada por:
1 cal = 4,186 J
Calor Sensível
Imagine uma barra de ferro que receba ou perca certa quantidade de calor Q. Esse calor que a barra ganhou ou perdeu é denominado de calor sensível, pois ele provoca apenas variação na temperatura do corpo, sem que aconteça mudança no seu estadode agregação, ou seja, se o corpo é sólido continua sólido e o mesmo acontece com os estados líquidos e gasosos.
Calor Latente
Diferente do calor sensível, quando fornecemos energia térmica a uma substância, sua temperatura não varia, mas seu estado de agregação se modifica, esse é o chamado calor latente. Essa é a grandeza física que informa a quantidade de energia térmica (calor) que umaunidade de massa de uma substância deve perder ou receber para que ela mude de estado físico, ou seja, passe do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e assim
por diante.
Determinado pela letra L, o calor latente de uma substância é calculado através da razão entre a quantidade de calor (Q) que a substância deve receber ou ceder e a massa (m) da mesma, ou seja, matematicamente temos:
L =Q/m
O calor latente pode ser positivo ou negativo. Quando positivo indica que o material está recebendo calor e quando negativo, indica que está perdendo calor. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de calor latente é o joule por quilograma (J/Kg), mas na prática utiliza-se muito a caloria por grama (cal/g).
Calor Específico determinado pela letra c (minúscula), é avaliado daseguinte forma: cal/g. °C. Essa relação informa a quantidade de calor que um grama de substância deve receber ou ceder para que nela aconteça a variação de um grau de temperatura. Essa é uma unidade prática, ou seja, a que é mais utilizada no dia a dia. Contudo, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor específico pode ser dado de duas formas: J/kg. K ou em J/kg. °C.








Fases daMatéria




Fase da matéria é a fase ou forma física que os corpos apresentam.
Eles podem se apresentar em três formas ou fases distintas: sólido, líquido e gasoso.
Sólido – Corpos sólidos apresentam uma definição em sua forma porque suas moléculas estão próximas, o que possibilita uma atração bastante intensa entre elas. A força atrativa entre elas faz com que o corpo sólido possuaapenas um movimento vibratório.
Líquidos – A interação entre os líquidos é bem menor. As moléculas estão mais separadas uma das outras, fazendo com que se distanciem. O líquido possui volume próprio, porém sua forma depende do recipiente onde é armazenado.
Gasosos – Por não possuírem forma nem volume próprios, os gases ocupam todo o espaço disponível no meio onde se encontram.
Todas as fases damatéria apresentadas existem em razão da temperatura do corpo em análise.
Existem, no entanto, duas condições para que ocorra a mudança de fase.
I. Mudança de estado da matéria – acontece quando a substância transita entre os estados sólido, líquido e gasoso.
II. Mudança de estado cristalina – é a mudança de fase que acontece em virtude da relação existente entre temperatura e pressão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calorimetria
  • CALORIMETRIA
  • Calorimetria
  • Calorimetria
  • calorimetria
  • Calorimetria
  • calorimetria
  • calorimetria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!