CALORIMETRIA: DETERMINAÇÃO DA VARIAÇÃO DE ENTALPIA DE COMBUSTÃO DE SÓLIDOS

1099 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
TURMA: 3102A
DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA
PROFESSOR: NITO ANGELO DEBACHER

EXPERIMENTO 6

CALORIMETRIA: DETERMINAÇÃO DA VARIAÇÃO DE ENTALPIA DE COMBUSTÃO DE SÓLIDOS

ALUNOS:
EGLITON LOPES
LARA CRUZ,
LETÍCIA PORTO COELHO.

FLORIANOPOLIS, 21 DE MAIO DE 2013.
INTRODUÇÃO
Termodinâmica é o estudo das propriedades e equilíbrio da matéria em função da temperatura, e seus conceitos estão presentes nos mais variados campos, como Química, Astronomia, Geologia.
Sabemos que a energia liberada durante a combustão de um material denomina-se seu poder calórico, expresso em gramas ou gramas por mol de substância. Neste experimento, uma substância é queimada (ácido benzoico e naftaleno) em atmosfera comprimida de oxigênio em um recipiente fechado, possibilitando que a reação ocorra sob volume constante e expressando o calor envolvido como igual ao decréscimo do conteúdo de energia do sistema.

OBJETIVO
Avaliar a variação de entalpia e a variação de energia interna na combustão de ácido benzoico e de naftaleno através do uso de um calorímetro; e dessa forma aprofundar os conhecimentos de calorimetria adquiridos em Físico-Química.

MATERIAL UTILIZADO
- Calorímetro
- Termômetro diferencial de Beckmann
- Ácido benzóico (C6H5COOH)
- Naftaleno (C10H8)

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Calculou-se a capacidade calorífica do calorímetro através do ácido benzoico: 1. Um fio de ferro de 10 cm e uma solução de ácido benzoico de massa 0,46g foram introduzidos no calorímetro.
2. Conectou-se o cilindro de oxigênio ao aparelho, que então foi aberto. A temperatura inicial foi medida e a cada 30 segundos repetiu-se o procedimento até que a temperatura se estabilizasse.
- A entalpia da reação de oxidação do naftaleno foi calculado:
3. Repetiu-se o mesmo procedimento, usando 0,28 g do naftaleno com 10 cm de ferro. 4. Foram obtidos os seguintes resultados:

Relacionados