calor, termodinamica e hidrastatica

1189 palavras 5 páginas
ATIVIDADE 5 – FÍSICA!!!
1. Unidades unidades de velocidade: quilômetro por hora (km/h), metro por segundo (m/s), milha por hora (mi/h), nó (milha náutica por hora). unidades de aceleração: Metro por segundo ao quadrado (m/s²), Radiano por segundo ao quadrado (rad/s²), quilômetro por hora ao quadrado (km/h²), centímetro por segundo ao quadrado (cm/s²). unidades de força: Newton (N), milinewton (mN), Decanewton (daN), Quilonewton (kN)

TERMODINÂMICA
1. Resposta: Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.
Quando dois corpos ou sistemas atingem a mesma temperatura, dizemos que estes corpos ou sistemas estão em equilíbrio térmico.

2. Tem no livro.
3. -------
4. Resposta: O termômetro indica a temperatura na qual ele se encontra, para que ele possa indicar a temperatura de uma pessoa é preciso manter o termômetro em contato ate que ele troque calor com o corpo da pessoa e eles entrem em equilíbrio térmico, isto é, fiquem numa mesma temperatura.
5.
6. Resposta: O primeiro termômetro foi inventado por Galileu em 1602. Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. O físico desenvolveu ainda o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. William Shakespeare (dramaturgo e poeta inglês), Petrus Pavius (médico e botânico holandês) e Hernando Arias de Saavedra (militar e político) foram importantes figuras históricas da mesma época de Galileu.
7.
8. 9- O que significam: ∆T, ∆L, ∆A, ∆V, α, β,γ, L, L0, A, A0, V e V0. (mostre as unidades e expressões matemáticas, quando possível.).
∆T = variação de temperatura.Equação: ∆T = Tf-Ti. Unidade: Graus Celsius.
∆L = variação da dilatação linear. Equação: ∆L = Lo. α. ∆T. Unidade: °
∆A= variação da dilatação superficial. Equação: ∆S=So. β. ∆T. Unidade:
∆V= variação da dilatação volumétrica. Equação: ∆V= Vo. γ. ∆T. Unidade: α= coeficiente de dilatação linear. β= coeficiente

Relacionados