calor latente

Páginas: 2 (324 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Se considerarmos dois corpos em um ambiente isolado termicamente, onde a temperatura do corpo A é maior que do corpo B, ao colocarmos ambos próximos, após um tempo percebemos que ambos têm amesma temperatura. Assim podemos concluir que houve um fluxo de energia térmica entre estes corpos, a esse fluxo de energia damos o nome de calor.


Calor é a energia térmica em trânsito entrecorpos de diferentes temperaturas.

As quantidades de calor Q recebidas e cedidas por corpos de mesmo material e mesma massa são diretamente proporcionais à sua variação de temperatura.

Asquantidades de calor Q recebidas e cedidas por corpos de mesmo material e mesma temperatura são diretamente proporcionais à sua massa.

Resumindo podemos dizer que as quantidades de calor Q recebidaspor um corpo são diretamente proporcionais à sua massa m e à variação de sua temperatura.

Q = m.c.ΔT , esta fórmula é conhecida como a equação fundamental da Calorimetria.

A relação deproporção discutida acima chama-se coeficiente de calor específico c.

Onde c = Q/m.ΔT , assim o calor específico de uma substância é a quantidade de calor necessária para que um corpo eleve em 1ºC, 1 grama de sua massa.

Unidade de calor específico. [c] = cal/gºC

Quanto maior o c de um corpo mais “difícil” é elevar sua temperatura, observe a tabela para metais e compare com a águalíquida onde o calor específico é 1 cal/gºC.

Latão = 0,092 cal/gºC
Prata = 0,056 cal/gºC
Ouro = 0,032 cal/gºC

Calor Latente (L) de uma substancia só ocorre para a mudança de fase e énumericamente a quantidade de calor que a substância recebe, por unidade de massa, durante a transformação de estado.

Q = mL , observe que esta equação não depende da temperatura, exatamente por queas substâncias não variam sua temperatura durante a mudança de estado.

Observe o gráfico para a água.


Estado Físico
A → sólido
B → sólido + líquido
C → líquido
D → líquido + gás
E →...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calor latente
  • Calor latente
  • calor latente
  • Calor sensivel e calor latente
  • Calor Latente
  • Calor latente
  • Calor Sensível e Calor Latente
  • Calor Latente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!