Calor - física

Páginas: 3 (504 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
A temperatura é a grandeza física que mensura a energia cinética média das partículas e que há varias temperaturas como Graus Celsius (°C) , Graus Fahrenheit (°F) e Graus Kelvin (K). Paratransformar °C em °F devemos utilizar a fórmula T°C/ 5 = T°F-32/9 e quando desejarmos transformar Célsius em Kelvin é só somar °C com 273 e que achamos a temperatura em Kelvin.
Calor é a forma de energia quese transmite de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura e está ligado com a expansão térmica dos sólidos e líquidos então se a aumento da temperatura á expansão ou dilatação de umcorpo e se diminui a temperatura tem a contração do corpo. Podemos medir a dilatação linear de um solido ( delta L ) através da formula delta L = alfa . Lo. Delta O, sendo Lo o comprimento, delta O atemperatura e alfa o coeficiente da dilatação linear.
A dilatação superficial é aquela em que predomina a variação em duas dimensões, ou seja, a variação da área e medimos através da formula delta A= β. Ao. Delta O, sendo delta A a variação superficial, β o coeficiente de dilatação superficial , Ao a área inicial e delta O a variação da temperatura.
A dilatação volumétrica é aquela em quepredomina a variação em três dimensões, ou seja, a variação do volume do corpo, obtemos o resultado a partir da formula ΔV = V0 . γ . Δθ Onde:V = volume final , V0 = volume inicial ,Δθ = θ – θ0 =variação da temperatura , γ = 3α = coeficiente de dilatação volumétrico e Todos os coeficientes de dilatação, sejam α, β ou γ, têm como unidade: (temperatura)-1 ºC-1.
Já a dilatação dos líquidos obedece auma lei idêntica a dilatação térmica dos sólidos, no entanto para os líquidos só se considera a dilatação térmica volumétrica então:
Delta Vap.
Nessa formula o delta Vap é o coeficiente de dilataçãovolumétrica aparente do liquido, a capacidade volumétrica do frasco sofre um aumento (delta C) que chamamos de (peixinho F) que pode ser expresso por delta C = variação do peixinho F . Vo. Do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Física Calor
  • Calor
  • O Calor (Física)
  • fisica
  • Física
  • Calor específico (Física)
  • Física
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!