Calor específico

Páginas: 5 (1142 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014





Determinação do Calor Específico










Orientação
Diego Bittencourt








Araçatuba/SP

2014
Índice
1. Introdução........................................................................................5
2. Objetivo............................................................................................6
3. Materiais eReagentes.......................................................................6
4. Procedimento Experimental.............................................................7
5. Resultados.........................................................................................8
6. Discussão..........................................................................................9
7.Conclusão.........................................................................................9
8. Referencia Bibliográfica...................................................................10











1. Introdução

Calor específico é uma grandeza física intensiva que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamada de capacidade térmica mássica. Aunidade no SI é J/(kg.K). Uma unidade usual bastante utilizada para calores específicos é cal/(g.ºC).
Em rigor há dois calores específicos distintos: o calor específico sob volume constante  e o calor específico sob pressão constante . O calor específico a pressão constante é geralmente um pouco maior do que o calor específico a volume constante, sendo a afirmação verdadeira para materiaiscom coeficientes de dilatação volumétrico positivos. Em virtude do aumento de volume associado à dilatação térmica, parte da energia fornecida na forma de calor é usada para realizar trabalho contra o ambiente a pressão constante e não para aumentar a temperatura em si; o aumento de temperatura experimentado para um sistema à pressão constante é pois menor do que aquele que seria experimentado pelo mesmosistema imposto o volume constante uma vez mantida a mesma transferência de energia na forma de calor. No caso do calor específico a volume constante, toda a energia recebida na forma de calor é utilizada para elevar a temperatura do sistema, o que faz com que  - em virtude de sua definição - seja um pouco menor. A diferença entre os dois é particularmente importante em gases; em sólidos e líquidossujeitos a pequenas variações de volume frente às variações de temperatura, os valores dos dois na maioria das vezes se confundem por aproximação. Em análise teórica e de precisão, contudo, é importante a diferenciação dos dois.
Materiais com dilatação anômala, como a água entre 0ºC e 4ºC, não obedecem à regra anterior; nestes casos o calor específico a volume constante é então um pouco maior doque o calor específico a pressão constante.
Determinação experimental do calor específico de uma Substância
A capacidade calorífica de um corpo é determinada com ajuda de um calorímetro e um termômetro. 
O cilindro interno é enchido com água ou algum outro líquido de calor específico conhecido. Um corpo de massa m, e capacidade calorífica específica c, aquecido a uma certa temperatura T éimergido no calorímetro de massa m1 e capacidade calorífica c1 na qual a temperatura é medida. Suponha que a temperatura deste líquido de m2 e capacidade calorífica específica c2 no calorímetro é T’ antes de o corpo ser emergido nele, e quando a temperatura do líquido e do corpo é a mesma, a temperatura torna-se Tf.
Da lei de conservação da energia e considerando o calor dissipado na vizinhança peloobjeto quente Q, o calor recebido pela água e pelo calorímetro que seja respectivamente Q1e Q2 , mostra que a capacidade calorífica específica é





2. Objetivo
Determinar a capacidade térmica de um calorímetro à pressão constante e determinar o calor específico de pregos e chumbadas comerciais.
3. Materiais e Reagentes
Calorímetro com capacidade de 230 mL;
Proveta de 100 mL;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calor especifico
  • Calor especifico
  • Calor específico
  • calor especifico
  • O Calor Especifico
  • Calor Especifico
  • Calor Especifico
  • calor especifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!