Calor de reações iônicas

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA





RELATÓRIO





CALOR DE REAÇÕES INORGÂNICAS





Italo Iury De Souza Guida
(Aluno, 2012023629)

Prof. Dr. Auro Tanaka
(Professor)





São Luís - MA
2013
CALOR DE REAÇÕES INORGÂNICAS

Relatório referente às atividades desenvolvidas como aluno da disciplina defísico-quimica 1 referente a prática realizada sobre calor de reações inorgânicas.





______________________________________
Italo Iury De Souza Guida
(Aluno)


______________________________________
Prof. Dr. Auro Tanaka
(Professor)











São Luís - MA
2013

RESUMO

Reações iônicas ou inorgânicas estão sempre envolvido com a perda ou ganho de calor através dainteração de seus íons. Esse calor pode ser calculado e medido com um erro de aproximadamente 2%, no qual há uma grande precisão nos dados obtidos através da prática que será realizada no decorrer da aula experimental de físico-quimica1.






1 INTRODUÇÃO

A medida direta dos calores envolvidos nas reações químicas é um campo da calorimetria que tem recebido pouca atenção. A principalrazão é que muitas reações ocorrem sob condições que estão fora de alcance das medidas calorimétricas diretas, por exemplo, é impossível fazer uma medida calorimétrica de uma reação que não se completa dentro de alguns minutos ou não são obtidos resultados significativos no caso de processos que são complicados para reações paralelas. Contudo, há diversos tipos de reações que são susceptíveis deobservação calorimétrica direta, por exemplo, as reações de neutralização e muitas reações iônicas de precipitação.
As reações inorgânicas estão amplamente envolvidas nas trocas de calor, essa troca, seja perda ou ganho pode ser medida através de um calorímetro e então depois de medir os cálculos são feitos de forma relativamente precisa e dessa forma podemos quantificar a quantidade de calorenvolvida na reação seja por perda ou ganho.





2 OBJETIVOS

2.1 Geral

Determinação do calor de neutralização de ácidos fortes e fracos e do calor de precipitação de um sal pouco solúvel.

3 METODOLOGIA

3.1 Materiais e Reagentes

1. Calorímetro composto por Frasco de Dewar, termômetro e agitador
2. 1 Beck
3. 1 proveta
4. Cronometro
5. Bastão de vidro
6. Balão volumétrico
7.Solução de NaOH 0,5 M
8. Solução de HCl 0,5 M
9. Solução de ácido acético 0,5 M

3.2 Procedimento

1. Procedimento para determinação do equivalente em água do calorímetro

Adicionou-se ao calorímetro 30 ml de água destilada a temperatura ambiente. Depois disso agitou-se moderadamente e iniciou-se rapidamente o registro da temperatura do sistema a cada 20 segundos até que a mesma semanteve constante. Com uma proveta previamente aquecida tomamos uma amostra de 30 mL de água destilada aquecida e de temperatura rigorosamente conhecida a cerca de 6ºC acima da temperatura ambiente e rapidamente adicionamos ao calorímetro. Foi feita a leitura da temperatura da amostra de água morna anotando a temperatura a cada 10 segundos, ate que a mesma se manteve constante.

2. Determinação docalor de neutralização utilizando os ácidos acéticos e clorídrico e a base hidróxido de sódio

Adicionou-se ao calorímetro 30 mL da solução de NaOH (0,5 M) padronizada. Depois, agitou-se a solução moderadamente e a temperatura foi resistrada a cada 20 segundos ate atingir o equilibrio. Depois, adicionou-se a 30 ml de solução de HCl (0,5 M) com temperatura igual a da solução contida nocalorímetro. Depoisagitamos a mistura e iniciou-se a leitura da temperatura dessa mistura, anotando em intervalos de 10 segundos ate que a mesma ficou constante, ou diminuiu lentamente. Repetimos esse procedimento com o ácido acético.
























4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 Determinação do calor de neutralização

As medidas da temperatura das duas misturas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calor de reações iônicas.
  • Reações Iônicas
  • Reações iônicas
  • Reações Iônicas
  • REAÇÕES IÔNICAS
  • Reações iônicas
  • Reações ionicas
  • Reações Ionicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!