Calor de reações iônicas.

Páginas: 6 (1411 palavras) Publicado: 24 de junho de 2013
1. TÍTULO: Calor de reações iônicas.

2. OBJETIVOS: Determinação do calor de neutralização de ácidos fortes e fracos e do calor de precipitação de um sal pouco solúvel.


3. INTRODUÇÃO

A energia liberada nas reações químicas está presente em várias atividades da nossa vida diária. Por exemplo, o calor liberado na queima do gás butano que cozinha os nossos alimentos, o calor liberado nacombustão do álcool ou da gasolina que movimenta nossos veículos e é através das reações químicas dos alimentos no nosso organismo que obtemos a energia necessária para manutenção da vida.
A maioria das reações químicas ocorre produzindo variações de energia, que frequentemente se manifestam na forma de variações de calor. A termoquímica ocupa-se do estudo quantitativo das variações térmicas queacompanham as reações químicas. Essas reações são de dois tipos: exotérmica, que liberam energia, e endotérmica que absorve energia.
O calorímetro é que mede o calor liberado ou absorvido de uma reação química.
O calor é uma forma de energia e, segundo a Lei da Conservação da Energia, ela não pode ser criada e nem destruída, pode apenas ser transformada de uma forma para outra. Cada substância,portanto, armazena certo conteúdo de calor, que será alterado quando a substância sofrer uma transformação. A liberação de calor pela reação exotérmica significa que o conteúdo total de calor dos produtos á menor que o dos reagentes. Inversamente, a absorção de calor por uma reação endotérmica significa que o conteúdo total de calor armazenado nos produtos é maior que o dos reagentes.
A energiaarmazenada nas substâncias (reagentes ou produtos) dá-se o nome de conteúdo de calor ou entalpia. Esta é usualmente representada pela letra H.
Numa reação, a diferença entre as entalpias dos produtos e dos reagentes corresponde à variação de entalpia, .

O calor de reação pode ser medido a volume constante, num calorímetro hermeticamente fechado, ou à pressão constante, num calorímetro aberto.Experimentalmente, verifica-se que existe uma pequena diferença entre esses dois tipos de medidas calorimétricas. Essa diferença ocorre porque, quando uma reação ocorre à pressão constante, pode haver variação de volume e, portanto, envolvimento de energia na expansão ou contração do sistema.
Calor de reação entre um ácido e uma base é denominado calor de neutralização. Em solução aquosa, os ácidose as bases fortes encontram-se completamente dissociados, e o calor de neutralização é numericamente igual ao calor de dissociação da água com sinal contrário. Este é o caso da neutralização do ácido clorídrico em presença de hidróxido de sódio, cujas soluções podem ser descritas, segundo Arrhenius, como:
HCl + aq Cl-(aq) + H+(aq)
NaOH + aq Na+(aq) + OH-(aq)
Partindo dessas soluções, areação de neutralização pode ser descrita como:
Cl-(aq) + H+(aq) + Na+(aq) + OH-(aq) Cl-(aq) + Na+(aq) + H2O

Quando o ácido ou a base não estão completamente dissociados o calor de neutralização assume valores diferentes. No caso do ácido acético, que é um ácido fraco, partes das moléculas não se encontram dissociadas. Representado pela equação:
CH3COOH + aq CH3COOH(aq)
Em presença de umasolução aquosa de uma base forte, como o NaOH, a reação de neutralização pode ser descrita como:
CH3COOH(aq) + OH-(aq) CH3COO-(aq) + H2O







4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL


Tabela de reagentes e materiais.
Calorímetro (béquer, termômetro e agitador).
Proveta
Cronômetro
Solução de NaOH (0,5 M)
Solução de HCL (0,5 M)
Solução de ácido acético (0,5 M)



4.1 Procedimento paradeterminação do equivalente em água do calorímetro*.


Adicionou-se no calorímetro 30 ml de água destilada a temperatura ambiente. Agitou-se moderadamente e iniciou-se rapidamente o registro da temperatura do sistema a cada 20 segundos até que a mesma se mantivesse constante.
Com uma proveta previamente aquecida, tomou-se uma amostra de 30 ml de água destilada aquecida e de temperatura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calor de reações iônicas
  • Reações Iônicas
  • Reações iônicas
  • Reações Iônicas
  • REAÇÕES IÔNICAS
  • Reações iônicas
  • Reações ionicas
  • Reações Ionicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!