Calor de Neutralização e diluição

Páginas: 7 (1571 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
INSTITUTO DE QUÍMICA – UNESP ARARAQUARA





FÍSICO QUÍMICA
EXPERIMENTAL



CALORES DE NEUTRALIZAÇÃO E DILUIÇÃO









Prof. Dr. Miguel Jafelicci Júnior








Araraquara
Outubro de 2014
Introdução
Quando se fala em transformações físico-químicas deve-se pensar primeiramente no universo em questão,isto é, o sistema estudado e as suas vizinhanças, é na vizinhança que as medidas e observações são realizadas.
Um sistema pode ser classificado como aberto, fechado ou isolado. Um sistema aberto é aquele que realiza troca de matéria com a vizinhança, já um sistema fechado é aquele que não realiza troca de matéria com a vizinhança ambos os sistemas citados podem realizar troca de energia com suasvizinhanças. No caso do sistema isolado não há troca de matéria nem de energia entre o sistema em questão e as suas vizinhanças. Para que um sistema seja analisado deve anteriormente entender o que é energia e como ela pode ser "trocada" com a vizinhança.
A energia de um sistema é na realidade a capacidade do mesmo de efetuar trabalho, o qual é o resultado da aplicação de uma força que se opõe aodeslocamento. A energia pode ser mecânica, química e térmica, e a mesma pode sofrer transformação de um tipo para o outro.
Quando a transferência de energia se dá pela variação de temperatura, essa energia está transferindo-se na forma de calor. Quando um processo recorrente em um sistema libera calor para as vizinhanças o processo é dito exotérmico, já quando um processo absorve calor dasvizinhanças ele é chamado de processo endotérmico.
O estudo da transferência de energia em forma de calor proveniente de processos físicos e químicos é nomeado de calorimetria. A determinação do calor de neutralização nada mais é o que o estudo da transferência de calor proveniente de uma ração de neutralização, bem como a determinação do calor de diluição é o estudo da transferência de calorrealizada quando um líquido é diluído em outro.

Objetivo
Determinação do calor de neutralização liberado na reação entre o ácido sulfúrico e o hidróxido de sódio e do calor de diluição do ácido sulfúrico em água.

Descrição Experimental
Materiais utilizados para determinação do Calor de Neutralização:
- 3 béqueres
- 2 erlenmeyers
- 1 bureta
- 1 balão volumétrico 100mL
- 1 balão volumétrico500mL
- 1 pipeta volumétrica 10mL
- 1 pipeta volumétrica 50mL
- 1 pipeta volumétrica 100mL
- 1 tubo de ensaio especial (com extremidade bojuda)
- 1 dewar (copo de isopor)
- 1 resistência
- 1 termômetro
- 1 sistema elétrico
- NaOH 3,5M
- H2SO4 13,5N (6,75M)

Materiais utilizados para determinação do Calor de Diluição:
- 3 béqueres
- 1 erlenmeyers
- 1 bureta
- 1 pipeta volumétrica50mL
- 1 pipeta volumétrica 100mL
- 1 tubo de ensaio especial (com extremidade bojuda)
- 1 dewar (copo de isopor)
- 1 resistência
- 1 termômetro
- 1 sistema elétrico
- NaOH 3,5M
- H2SO4 13,5N (6,75M)
Procedimento experimental:

Preparação de solução e padronização de hidróxido de sódio e ácido sulfúrico:
- Pesar aproximadamente 1,4g de ftalato de potássio, adicionar o ftalato pesado a umerlenmeyer, solubilizar com água destilada e acrescentar algumas gotas do indicador fenolftaleína.
- Preparar 100mL de solução de NaOH 0,35mol/L a partir de uma solução 3,5mol/L, adicionar a solução de NaOH preparada à bureta e realizar a titulação em seguida.
- Preparar 500mL de H2SO4 0,1mol/L a partir de uma 13,5N (6,75mol/L) e titular o H2SO4 com o NaOH padronizado anteriormente.
Calor deneutralização:
- Colocar 150 ml da solução de H2SO4 0,1mol/L preparada em um béquer, posicionar o béquer no interior do Dewar. Adicionar 10 mL de NaOH 3,5mol/L no tubo de ensaio especial posteriormente a vedação de sua ponta com vaselina e em seguida mergulhar a sua ponta no béquer contendo a solução de H2SO4.
- Com o calorímetro preparado esperar a temperatura das soluções estabilizarem....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calor de neutralização
  • Calor de Neutralização
  • Calor de neutralização
  • Calor de Neutralização
  • Calor de Neutralização
  • CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
  • Calor de neutralização
  • CALOR DE DISSOLUÇÃO E CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!