Calorímetro caseiro

Páginas: 6 (1332 palavras) Publicado: 7 de junho de 2013
LABORATÓRIO CASEIRO

CALORÍMETRO DE BAIXO CUSTO

Carlos Eduardo Laburú 1 Rogério Rodrigues Depto. de Física UEL Londrina PR

Resumo
Este trabalho propõe a construção de um calorímetro de baixo custo, de montagem simples e com materiais facilmente encontrados. Objetiva-se com o calorímetro proposto substituir os normalmente utilizados nos laboratórios de física do secundário. Examina-se acapacidade térmica e o isolamento térmico do calorímetro proposto, comparando-o com um comercial muito utilizado nas escolas.

I. Introdução
Neste trabalho propomos a construção de um calorímetro de baixo custo, que use material de fácil obtenção, a fim de substituir o calorímetro didático convencional, comumente empregado nas escolas. Particularmente, nas caixas comerciais de materiais determologia para laboratório do nível médio (por exemplo, Funbec) encontramos calorímetros constituídos de um recipiente de isopor contendo, no seu interior, um copo de alumínio. Muitas vezes, quando precisamos utilizar vários calorímetros e não temos um número suficiente de caixas, ou quando há danificação do calorímetro de uma caixa, fazemos uso de garrafas térmicas de café, que substituem de maneirasatisfatória o calorímetro convencional. Contudo, pudemos observar na pratica docente que, além de relativamente caros, esses calorímetros eram muito perigosos. Quando se manipulava materiais sólidos duros como, por exemplo, barras de ferro, de cobre, etc., com o objetivo de medir os seus calores específicos, o recipiente de vidro a vácuo da garrafa térmica estourava, ou melhor, implodia comfacilidade durante as experiências. Com essas preocupações em mente, propomos substituir o calorímetro comercial por um calorímetro constituído de uma vasilha de isopor, para latas de
1

Graduado, bolsista UEL/CAE.
319

Cad.Cat.Ens.Fís., v. 15, n. 3: p. 319-322, dez. 1998.

refrigerante ou cerveja de 350 ml, tendo uma dessas latas como recipiente interno, conforme detalhamos na seção abaixo. Ocusto do calorímetro fica sendo o preço de dois recipientes de isopor. Este trabalho pretende apresentar, na seqüência, uma comparação quantitativa dos calorímetros da Funbec com o aqui proposto. Essa comparação será feita tomando como base dois parâmetros. Primeiramente, medimos os valores da capacidade térmica dos calorímetros, mostrando, assim, as diferenças relativas entre os dois. Emseguida, faremos um estudo da qualidade experimental dos calorímetros, no que se refere aos seus isolamentos térmicos.

II. Construção do calorímetro
Como dissemos, o material utilizado para construir o calorímetro constituise, basicamente, de dois recipientes de isopor para latas de 350 ml e mais uma dessas latas vazia, da qual retira-se a tampa, com a ajuda de um abridor de latas. Um dos doisrecipientes de isopor será usado como a tampa do calorímetro. Para isso, cortamos, a aproximadamente dois dedos do fundo do recipiente, a peça que vai servir a esse fim. Toma-se o cuidado para que esse corte seja bem feito, pois a tampa deve encaixar da melhor maneira possível na parte superior do recipiente de isopor que contém a lata sem tampa. Esta última, geralmente, sobressai uns dois dedos dorecipiente de isopor que a contém. Por fim, fazemos uma perfuração central na tampa de isopor, de modo que o diâmetro do furo sirva para passar perfeitamente o termômetro que será usado nas experiências de calorimetria. Feito isso, temos o nosso calorímetro pronto para realizar as experiências.

III. Medidas comparativas e procedimentos experimentais
a) Capacidade térmica dos calorímetros Para adeterminação das capacidades térmicas dos calorímetros alternativos e da Funbec, partiu-se das medidas das temperaturas de equilíbrio térmico que estes alcançavam quando trocavam calor com uma certa quantidade de água previamente 2 fervida. A temperatura inicial dos calorímetros era a ambiente e a quantidade de água usada foi de 340g para o calorímetro alternativo e de 200g para o da Funbec. Tais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • calorimetro
  • Calorimetro
  • Calorímetro
  • Calorimetro
  • Calorimetro
  • calorimetro
  • calorimetro
  • Calorimetros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!