calndula

1578 palavras 7 páginas
CALÊNDULA
Calendulae flos
Calendula officinalis L. – ASTERACEAE
A droga vegetal consiste de flores liguladas inteiras ou trituradas, acompanhadas de escassas flores tubulosas, separadas do receptáculo e das brácteas involucrais, secas.
Não deve conter menos que 0,4% de flavonoides totais,
Farmacopeia Brasileira, 5ª edição ac 713 calculados como hiperosídeo (C21H20O12, 464,4), em relação ao material dessecado.
CARACTERÍSTICAS
Características organolépticas. A droga possui odor fraco e sabor levemente amargo.
DESCRIÇÃO MACROSCÓPICA
Flores dispostas em capítulos de 3 cm a 7 cm de diâmetro, envolvidas por um invólucro de duas séries de brácteas.
As flores da periferia são liguladas, pistiladas, de 1,5 cm a 3,0 cm de comprimento e 0,5 cm a 0,7 cm de largura na porção mediana da lígula. Corolas amareladas ou alaranjadas, com o limbo tridentado, apresentando quatro ou cinco nervuras e tubo curto coberto de tricomas, ocasionalmente acompanhadas de um estilete filiforme e um estigma bífido. As flores do centro são escassas, tubulosas, pequenas, curtas, de aproximadamente 0,5 cm de comprimento, hermafroditas, amarelas ou alaranjadas, raro quase avermelhadas, com corola quinquedentada; anteras sagitadas e estilete indiviso. Papus ausente.
DESCRIÇÃO MICROSCÓPICA
Em vista frontal, a face adaxial da epiderme da corola ligulada mostra células retangulares, alongadas, de contorno levemente sinuoso, com cutícula estriada e é destituída de estômatos. Na região apical desta mesma face, as células são menores e arranjadas menos regularmente; no extremo basal da lígula existe uma camada de células com espessamento nas paredes externas contendo prismas e pequenos aglomerados de cristais. A face abaxial da epiderme é semelhante à adaxial, diferindo desta por apresentar poucos estômatos

Relacionados

  • Terapia Capilar
    1461 palavras | 6 páginas
  • fitoterapia
    3457 palavras | 14 páginas