Calmo51

1119 palavras 5 páginas
SALMO 51: ARREPENDIMENTO HUMANO E MISERICÓRDIA DIVINA

Cidimar Bonetta
Professor Simeão
Instituto Teológico Quadrangular-ITQ
Metodologia do Trabalho Acadêmico (1º ano)
24/05/13.

RESUMO
O salmo 51 pertence ao gênero lamentação, sendo muito usado pelo povo judeu e também pelos cristãos na liturgia penitencial. Nele, o orante contrito apela à misericórdia de Deus a partir de sua própria experiência existencial. Sem abandonar essa experiência, canta a alegria do perdão recebido e expressa, portanto, a grande obra de
Deus em sua vida. É oportuno orá-lo quando queremos que o perdão divino nos recrie, ilumine nossa consciência e nos dê novo ânimo para a caminhada.
PALAVRAS-CHAVES: Liturgia penitencial.
Reconciliação. Misericórdia Divina.

1 INTRODUÇÃO
O salmo 51 é uma súplica individual de um indivíduo que reconhece seus pecados e pede perdão a Deus por tê-los cometido.
Constantemente utilizado pelo povo no Antigo Testamento como liturgia penitencial, servia para expressar a confissão dos pecados e o arrependimento do mesmo para com seu Deus. Nele percebemos a infinita misericórdia divina.
Para compreendermos mais plenamente toda a sua importância, dividiremos nossa pesquisa em diferentes partes, a saber: gênero e autoria do salmo 51, sua organização, a relação que possui com o salmo 50, exegese do texto e tentativa de transposição para o universo cristão.

2 SALMO 51: GÊNERO E AUTORIA
O salmo 51 pertence ao gênero chamado de lamentação, sendo muito usado pelo povo judeu e também pelos cristãos na liturgia penitencial. É uma súplica individual.
Embora atribuído a Davi, devido ao seu pecado de adultério com Bate-Seba e assassinato de Urias, o salmo foi escrito por um autor desconhecido, vindo a ser utilizado coletivamente porque refletia na verdade a situação de toda a comunidade. A atribuição a Davi era um recurso muito utilizado para dar autoridade ao texto.

A esse respeito, atestam Maximiliano G.

Relacionados