Calldd123

839 palavras 4 páginas
Introdução Um grupo é formado por pessoas que ainda não se conheçam e também por pessoas que querem buscar um objetivo (novas idéias). Quando se tem um grupo você pode ter bastantes atritos, pois quando se forma um grupo todos querem dar sua opinião, mas muitos não querem cumpri-las. Quando uma pessoa entra em uma empresa,e sugere uma opinião, nem sempre ela é bem ouvida ou aceita, por ser novono grupo, ao contrario de uma equipe, que todos buscam o mesmo objetivo, ouvindo uns aos outros , buscando resultados, independente de onde venha a opinião.
Em qualquer organização á um líder para coordenar, todas as opiniões são ouvidas, porém a decisão final é do líder. Um bom trabalho em equipe é o exemplo das formigas que estão sempre juntas (equipe) e sempre tendo resultados alcançados e com qualidade. Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam seu funcionamento.

“Toda equipe é um grupo, porém... nem todo grupo é uma equipe”. (Carlos Basso )
Os conceitos de grupo

Grupo
“Define-se grupo como uma unidade social constituída por pessoas com papéis interdependentes orientadas para objetivos comuns e que regulam o seu comportamento por um conjunto de normas estabelecidas pelos próprios elementos do grupo”.
A nossa inserção grupal pode ser realizada de uma forma consciente ou não.
Temos consciência de que participamos de alguns grupos comuns, aqueles que aderimos por uma opção pessoal.A participação nos demais é feita, geralmente, de maneira rotineira e sem nos darmos conta.
Claro que precisamos também considerar os grupos estruturados com finalidades específicas, organizados e coordenados pelos próprios participantes, ou por profissionais das mais variadas formações.
Grupos de anônimos (AAs, NAs, etc.), grupos ligados às Igrejas, que atuam nas comunidades, nos partidos políticos, nos sindicatos, nas escolas, nas fábricas, nas praças, dentre vários outros.

Relacionados