calibração de materiais volumeticos

1154 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO
Os materiais volumétricos como pipetas e buretas, são geralmente utilizados em experimentos que requerem algo para a transferência de um volume conhecido como liquido. Como estes volumes devem ser precisos, os materiais devem ter no máximo, um erro de 1% entre as calibrações.
A aferição dos materiais é feita pela pesagem da quantidade de água que dela é escoada. Porém, antes da calibração da pipeta, é necessário observar o tempo de escoamento. Ele deve ser tal que não ultrapasse um minuto e não seja inferior aos volumes da tabela 1.

Tabela 1: Tempo mínimo de escoamento para pipetas
Capacidade/mL
Tempo/s
5,00
15
10,00
20
25,00
25
50,00
30
100,00
40

O liquido nas paredes internas da pipeta tem uma velocidade aproximadamente igual ao á do menisco. Um escoamento muito rápido pode levar a resultados não confiáveis, enquanto um escoamento muito lento tem um excessivo gasto de tempo. Quando o escoamento for muito rápido, o diamentro da abertura deve ser diminuído convenientemente na chama de um bico de Bunsen e, se for muito lento, se deve aumenta-lo (lixar levemente a ponta)

2. OBJETIVOS

O experimento tem como objetivo calibrar o material volumétrico para que os resultados dos experimentos seguintes, não levem a um resultado não reprodutível. Assim quando novos experimentos forem feitos, deve se utilizar o mesmo material, corrigindo as analises os volumes medidos com base nos valores obtidos na calibração.

3. MATERIAIS NECESSÁRIOS

Pipeta Volumétrica de 5mL
Pipeta Volumétrica de 10mL
Pipeta Volumétrica de 20mL
Bureta de 25 mL
2 Béqueres de 50 mL
2 Erlenmeyers de 100mL
Suporte universal
Garra para bureta
Papel toalha
Termômetro
Pêra
Balança
Agua destilada e deionizada

4. PARTE EXPERIMENTAL

a) Calibração de pipetas
Em análises quantitativas, a pipeta volumétrica é um instrumento muito importante, e nestas análises os volumes devem ser precisos. Portanto, estes instrumentos

Relacionados

  • PRATICA I CALIBRA O DE PIPETAS
    967 palavras | 4 páginas
  • Experimentos agricolas
    49100 palavras | 197 páginas
  • LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE CORRETIVOS, FERTILIZANTES MINERAIS (ORGÂNICOS, ORGANO-MINERAIS, BIOFERTILIZANTES, FOLIARES E HIDROPONIA), INOCULANTES, SUBSTRATOS E CONTAMINANTES
    76329 palavras | 306 páginas