CALIBRA O DE MATERIAL VOLUM TRICO

Páginas: 10 (2307 palavras) Publicado: 27 de abril de 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA




BEATRIZ BARBOSA
GENUAN ZANON
LETÍCIA GOMES
PATRÍCIA PRADELLA
SAMARA CAVALHEIRO





PRÁTICA 1: CALIBRAÇÃO DE MATERIAL VOLUMÉTRICO













Dourados/MS
09/03/2015
1 RESUMO
Os materiais volumétricos são de muita utilidade em qualquer laboratório ouindústria, para qualquer medida correta dos volumes, sendo componentes para as etapas experimentais, são de grande importância no resultado final de experimentos e práticas.
A calibração dos materiais volumétricos quantificam os valores nominais e verdadeiros dos volumes, contribuindo na análise dos erros, tornando possível a correção dos mesmos.
A prática realizada teve como objetivos introduzir asnomenclaturas das vidrarias convencionais para o melhor manuseio no laboratório, demonstrar formas de manuseio e aferição dos mesmos e introduzir a calibração das vidrarias.
A calibração foi feita usando-se a massa da água, descobrindo-se por consequência, por meio da densidade da água à temperatura do ambiente, o volume real adicionado nas vidrarias. Valores de desvio e erro foram calculados,apresentando divergências com os valores considerados razoáveis/padrões.

2 INTRODUÇÃO
Nesta prática introduziu-se a nomenclatura de algumas vidrarias convencionais, e junto a isso, a importância de saber manusear e aferir as mesmas. Desta forma, conhecemos como se dá a calibração de um material volumétrico a fim de se obter melhores resultados nas próximas práticas em relação às medidas de volumes. Maso que seria esse processo de calibração de material? Qual a sua importância nos procedimentos experimentais? Para responder a estas indagações e outras que se fizerem necessárias, vamos entender alguns conceitos.
O processo de calibração nos materiais volumétricos permite um resultado mais preciso nos experimentos, com a finalidade de reduzir ao mínimo os erros para que seja desenvolvido umtrabalho limpo e bem feito [1]. Alguns exemplos de materiais volumétricos são a bureta, a pipeta e o balão volumétricos. A prática em questão, calibração de materiais volumétricos, trabalhou justamente essas vidrarias.
É importante mencionar que todas as vidrarias são fabricadas dentro de limites específicos no que diz respeito a valores de volume. Por exemplo, nem sempre uma vidraria em que estáindicada 25mL, mede este mesmo volume. A maior parte das vidrarias é feita com vidro de alta qualidade, resistente ao calor e pode ser usada por muitos anos se for tratada com cuidado, porém, toda vidraria deve estar perfeitamente limpa, senão os resultados obtidos não serão confiáveis [2].
O balão volumétrico e outras vidrarias volumétricas possuem uma linha fina gravada indicando o volume que elascontêm em uma dada temperatura, geralmente 25ºC. Esta capacidade e a temperatura de referência devem estar claramente marcadas no balão, para que a calibração seja facilitada [2]. A calibração irá, portanto, informar se determinado volume indicado numa vidraria é o valor real ou não, a partir daí, podemos considerar o erro envolvido nos volumes indicados, justamente a diferença entre o valor real e oindicado.
A calibração de uma vidraria dá-se da seguinte forma: pesa-se uma vidraria seca e posteriormente cheia até a marca de aferição. Repete-se algumas vezes o processo, com outras vidrarias do mesmo tipo. Calcula-se a diferença de massa entre a vidraria cheia e vazia e descobre-se apenas a massa do líquido inserido no material. A partir deste valor e com o auxílio da fórmula (m = x v; m émassa, p é densidade absoluta; v é volume), descobre-se o volume do líquido, geralmente água, que é adicionado na vidraria. Como o processo é repetido, faz-se uma média aritmética dos volumes encontrados (). Em seguida, calcula-se o desvio padrão que é dado pela fórmula:


Obtendo-se o desvio padrão, por fim, pode-se calcular o erro, para mais ou para menos, que tal vidraria pode apresentar em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRATICA CALIBRA O DE MATERIAIS VOLUM TRICOS
  • Pr Tica 1 CALIBRA O DO MATERIAL VOLUM TRICO
  • Aula 1 MATERIAL VOLUM TRICO PESAGEM E AQUECIMENTO 1
  • Medidores Volum Tricos
  • Materiais El Tricos
  • APARELHOS VOLUM TRICOS 07 04 15
  • Materiais El tricos LISTA
  • MATERIAIS EL TRICOS SEMICONDUTORES REV00

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!