Calibração de vidrarias

Páginas: 6 (1256 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
IFPI - CAMPUS PICOS
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

















CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS



Lívia Maria de Moura Pimentel










PICOS (PI)
2014




LÍVIA MARIA DE MOURA PIMENTEL












CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS


Trabalho submetido à disciplina Análise QuímicaQuantitativa Experimental do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Picos, como requisito parcial para aprovação na referida disciplina, sob orientação do Prof. Me. Elcio Daniel Sousa Barros.











PICOS (PI)
2014


SUMÁRIORESUMO.....................................................................................

1 INTRODUÇÃO..........................................................................

2 OBJETIVOS..............................................................................

2.1 ObjetivoGeral........................................................................

2.2 ObjetivosEspecíficos............................................................

3CONCLUSAO............................................................................
REFERÊNCIAS............................................................................
ANEXOS......................................................................................

























RESUMO

Na química analítica devemos manipular os equipamentos de medida da forma mais cuidadosapossível, ou seja, de forma a minimizar os erros de aferição para obtermos dados os mais confiantes possíveis. Por mais habilidoso que seja um analista, seu trabalho está sujeito a erros instrumentais, causados por instrumentos sem calibração ou mal calibrados, e erros aleatórios (indeterminados), que são produzidos por fatores sobre os quais o analista não tem controle. Para obter resultados maispróximos possíveis dos valores verdadeiros é necessário o conhecimento da química envolvida no processo e das possíveis interferências. A calibração de instrumentos volumétricos baseia-se no princípio da densidade dos líquidos, a qual é dada por: d= m/v, logo v= m/d. Esse volume obtido é comparado com o volume aferido na pipeta.














1.INTRODUÇÃO

Bons resultados de umlaboratório dependem da manipulação correta dos equipamentos a serem utilizados. Um dos procedimentos de grande importância é a calibração, a qual deve ser feita periodicamente em vidrarias volumétricas e graduadas como pipetas, buretas, provetas, balões volumétricos, entre outros usados no laboratório. A calibração tem como função verificar se a medida obtida por um equipamento é compatível com o esperado,a fim de corrigir qualquer erro. A má calibração ou não calibração destas vidrarias pode apresentar resultados não confiáveis. (BRAZ, 2007)
Na hora da pesagem dos recipientes são importantes alguns cuidados, como não tocá-los diretamente com a mão, manuseá-los com pinça, pedaço de papel ou até mesmo luvas, mantendo-a limpa e livre de gordura. A vidraria deve ser pesada a temperatura ambiente,evitando erros de pesagem, sabendo que algumas substâncias mudam com a mudança da temperatura. Devemos lembrar também que a balança analítica é um instrumento muito sensível, e por isso deve-se manter sempre limpa, protegida de correntes de ar e poeira e nivelada para evitar erros, sendo necessária a anotação da medida mais exata possível. Usamos no laboratório vidrarias, que são nada mais queinstrumentos de vidro cristal ou temperado, eles também são importantes para a precisão das medidas, pois os mesmos não reagem com as substâncias nele contidos. O objetivo da calibração é utilizado para todas as vidrarias usadas no estudo, pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis.
Calibração é um conjunto de operações que busca determinar o valor (ou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calibração de vidraria
  • Calibração de vidrarias
  • Calibração de vidrarias
  • Calibração de vidrarias
  • Calibração de vidrarias
  • Calibração de vidrarias
  • Calibração de vidrarias
  • Calibração de vidraria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!