Calibração de vidrarias de laboratório

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA







RELATÓRIO DE FÍSICO QUÍMICA

CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS





DAVI ALEXANDRE BALDESSIN
EDUARDO CANALI KAYSER
JOSIMAR NEUMANN
SILVIO EDGAR LEMOS



Joinville
2009
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 00
2. OBJETIVOS 00
2.1 Objetivo geral 00
2.1 Objetivo específico 00
3.REVISÃO DA LITERATURA 00
3.1 VIDRARIAS 00
3.1.3 Balão volumétrico 00
3.1.13 Pipeta graduada 00
3.1.13 Pipeta volumétrica 00
3.3 EQUIPAMENTOS 00
3.3.14 Termômetro 00
4. RESULTADOS 00
4.1 Diferenças entre os equipamentos 00
4.1.3 Pipeta graduada / Pipeta volumétrica 00
4.1.4 Termômetro 00
CONCLUSÃO 00
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 00
1. INTRODUÇÃO


A qualidade de umresultado laboratorial não depende somente do conhecimento da técnica a ser aplicada nos ensaios, mas também da calibração das vidrarias e equipamentos que serão utilizados nos procedimentos. Pois, mesmo que o analista execute os métodos de maneira correta e com conhecimento pleno dos processos usados, ele poderá obter resultados equivocados, visto que, por exemplo, os materiais volumétricos podemconter quantidades diferentes das indicadas em suas graduações.
Em vista disso, percebe-se como o analista tem que estar ciente da amplitude de fatores que ocasionam alterações significativas em uma medição, já que, até mesmo, a graduação das vidrarias e equipamentos podem gerar erros. Afim de obter resultados com maior precisão há a necessidade de calibrar todos os equipamentos dolaboratório, criando equações para cada um deles.
Nesse estudo pretende-se conhecer as técnicas utilizadas na calibração das vidrarias e equipamentos que evitam os possíveis erros instrumentais e como montar as equações para cada um dos componentes laboratoriais.








2. OBJETIVOS


2.1. Objetivo geral

Calibrar as vidrarias e equipamentos de laboratório.


2.2. Objetivoespecifico.

Aumentar o conhecimento referente ao laboratório e seus equipamentos e usá-los de forma adequada afim de obter resultados mais precisos e confiáveis.

3. REVISÃO DA LITERATURA





A qualidade de um resultado laboratorial é determinada pelos procedimentos utilizados no decorrer dos ensaios, como por exemplo, a validação de métodos, controles internos dequalidade, participação em programas de comparação interlaboratoriais, uso adequado de materiais de referência certificados, atendimento aos requisitos de normas para reconhecimento e acreditação de laboratórios, entre outros. É de suma importância que o analista tenha conhecimento das variáveis envolvidas, destacando que seja voltada uma maior atenção para a incerteza presente em cada etapa do ensaio,desde a amostragem inicial ao resultado final (http://www.anvisa.gov.br).
Mesmo os laboratórios executando seus métodos de maneira correta, sempre irão existir erros que irão alterar os resultados das medições. Um erro é caracterizado como tendo duas componentes, uma sistemática e uma aleatória. Os erros sistemáticos ou determinados são caracterizados como sendo uma componente do erro que,no decorrer de um número de análises realizadas sob condições de repetibilidade, permanece constante ou varia de uma forma previsível. Estes são ocasionados por uma falha na execução de um experimento ou uma falha em um equipamento, não sendo reduzidos com o aumento do número de medidas realizadas sob as mesmas condições. Já o erro aleatório é caracterizado como sendo o resultado de uma mediçãomenos a média que resultaria de um infinito número de medições do mesmo mensurando efetuadas sob as mesmas condições. Este durante um determinado ensaio não pode ser compensado, mas sim reduzido, com o aumento do número de medições (Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia, 2007).
Existem três tipos de erros sistemáticos: os erros instrumentais, que são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calibração de Vidraria
  • Calibração de vidraria
  • Calibração de vidrarias
  • Calibração de vidrarias
  • Calibração de vidrarias
  • Calibração de vidrarias
  • Calibração de vidrarias
  • Calibração de vidrarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!