calibração de paquimetro

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013








CALIBRAÇÃO DE PAQUÍMETRO












1 – INTRODUÇÃO
No decorrer do ano letivo aprendemos a manusear vários instrumentos de medidas, mas nosso único objetivo era extrair os valores de medidas da peça que nos era fornecida, mas agora estamos com o intuito de calibrar um equipamento, ou seja, é um conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, arelação ente valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados.
E também uma coisa que é muito questionada, é porque devemos calibrar o nosso instrumento de medição, e isso se dá pelo fato de que a calibração dos instrumentos de medição é importantíssima para a garantia da qualidade da fabricação de um determinado produto. Ela assegura que osinstrumentos usados para controlar o seu produto estão dentro de um critério aceitável e que não vão prejudicar a qualidade final do produto.















2 – MATERIAIS NECESSÁRIOS
Para a realização do trabalho nos foi fornecido um paquímetro, o qual tem uma numeração de 10053 e uma peça, que era nomeada de anel padrão 11,000mm.


Figura 01 – Paquímetro 10053


Figura 02 – Anelpadrão 11,000mm






3 – NORMAS DE REFERÊNCIA
NBR NM 216:2000 – Paquímetros e paquímetros de profundidade – Características e requisitos metrológicos.
NBR ISO/IEC 17025:2005 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.
NBR NM-ISO 1 – Temperatura padrão de referência para medições industriais de comprimento.

4 – DESENVOLVIMENTO
4.1 – Instrumento deMedida: Paquímetro
Paquímetro grego: paqui (espessura) e metro (medida) trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Usado para medir dimensões lineares: internas, externas, profundidade e ressalto.
Distinguem-se pela faixa de indicação, pelo nônio, pelas dimensões eforma de bicos. A parte fixa do paquímetro apresenta, em geral, duas escalas, a superior em polegadas e a inferior em milímetros, estando os nônios correspondentes gravados na peça móvel. O material empregado na construção de paquímetros é usualmente o aço de forma que o mesmo tenha comportamento térmico equivalente à maioria das peças.






Figura 03 – Paquímetro

Há vários tipos depaquímetro, onde podemos citar:
- Universal: Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.
- Universal com relógio: O paquímetro universal com relógio tem a mesma função do paquímetro universal, tem as mesmas funções, porém é mais rápido e fácil de identificar a medida, ele possui um relógio no lugar no nônio auxiliando na visualização do operador.
- Paquímetro combico móvel: Empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes. O seu encosto móvel é móvel justamente para auxiliar nas medidas de peças especiais.
- Paquímetro Duplo: Trata-se de um tipo de paquímetro quase exclusivamente concebido para controle de rodas dentadas.
- Paquímetro de profundidade: este tipo de instrumento foi especialmente concebido para medirprofundidades de todos os tipos, como por exemplo, rasgos, furos e rebaixos.
- Paquímetro digital: São os mais fácies de manusear e diminuem a probabilidade de erro na leitura da dimensão. Possui um visor de LCD que facilita na leitura, assim eliminando o problema do paralaxe, porém deve se ter cuidados básicos ao usar o paquímetro digital como:verificar se este está calibrado, se a bateria está em boascondições de uso e cuidado com quedas para não danificar o visor.

4.2 – Anel padrão de 11,000mm
Foi fornecida a equipe uma peça, a imagem ilustrativa da mesma está na figura 02, onde se pode observar que sua forma é circular, tendo diâmetro interno e externo, mas para o presente trabalho o necessário foi apenas o interno.

4.3 – Coleta de Dados
As medidas do diâmetro interno foram feitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calibração de paquimetro
  • Calibração de paquimetro
  • Calibração de Paquímetro
  • calibracao de paquimetro
  • Calibração de paquímetro
  • Calibração de Paquimetro
  • Calibração de Paquímetro
  • relatório calibração paquímetro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!