Calibração de material volumétrico

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2012
Calibração do Material Volumétrico

Aluna: Patricia Sayonara Lima de Castro Semestre: 3º Prof.: João Vitor Data da Prática: 04/09/2012 Grupo: Patrícia Sayonara, Luana Benício, Ranieri Mota, Ayrlânya Nobres e Ana Ruth.

18 de Setembro de 2012

OBJETIVO

Calibrar os materiais antes de serem utilizados, com o intuito de verificar se a quantidade liberada por estes corresponde ao volume realcontido na vidraria. Esta é realizada ocasionando a passagem da vidraria com água e seca, obtendo apenas o peso líquido da água, a uma determinada temperatura.

INTRODUÇÃO

Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por umamedida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Em laboratório de Química Analítica é comum a busca pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis, a fim de obter melhores resultados qualitativos e quantitativos. Nesse aspecto, a calibração de equipamentos volumétricos se torna uma etapaimprescindível na medição da quantidade real de volume que está contido ou é transferido por um instrumento. Aparelhos volumétricos são calibrados pelo fabricante e a temperatura padrão de calibração é 20°C. Logo, qualquer leitura realizada fora dessa temperatura acarreta erro (utilizando-se de tabelas para correção). Devido à existência desses erros, a determinação da vidraria a ser utilizada é essencialpara a garantia de medições de volumes mais exatos. Um equipamento volumétrico calibrado em laboratório minimiza os erros, trazendo resultados mais precisos. A utilização de água destilada na prática a seguir é de essencial importância para se obtiver o volume aparente do instrumento. Os instrumentos de medição devem ser escolhidos levando-se em consideração sua aplicação. Análises exatas exigemsempre instrumentos de medição de alta precisão. Mesmo os mais sofisticados instrumentos automáticos de análise oferecem resultados confiáveis somente quando o material volumétrico empregado na preparação das amostras for suficientemente preciso. Sistemas controlados por computador garantem a máxima precisão possível em uma linha de fabricação totalmente automatizada. O controle estatístico doprocesso (SPC) garante a produção de materiais volumétricos com o menor desvio possível da capacidade nominal (exatidão) e com uma dispersão mínima dos valores individuais (coeficiente de variação).

Tipos de calibração:

'TC, In': A quantidade de líquido contido no instrumento corresponde ao volume impresso no instrumento, p. ex., provetas e balões volumétricos.

'TC, Ex': A quantidade delíquido vertido do instrumento corresponde ao volume impresso no instrumento, p. ex., pipetas o buretas.

PROCESSO EXPERIMETAL

      

Agua destilada a uma determinada temperatura Pipeta volumétrica Balão volumétrico Bureta Bécker Termômetro Balança Analítica

DISCURSSÃO

Calibração de pipeta
Pegou-se 3 béqueres de 100 mL. Verificou-se o tempo de escoamento da água da pipeta.Pesouse o bécker usando a balança analítica. Pipetou-se convenientemente a água e transferiu-se ela para o bécker, o qual, depois desta operação, foi pesado, tendo assim a massa de água escoada pela pipeta. Mediu-se a temperatura da água usada na calibração e verificou-se o valor tabelado, de sua densidade em função do tempo, na tabela. Conhecendo-se a massa de água escoada e sua densidade natemperatura da experiência, calculou-se o volume da pipeta através de seguinte equação: Densidade = Massa / Volume. Repetiu-se esse procedimento por mais duas vezes.

Calibração de balão volumétrico
Com a utilização de uma balança analítica, pesou-se um balão volumétrico de 100mL previamente seco e limpo. Anotou-se sua massa. Posteriormente adicionou-se água destilada até menisco, pesando-se o novo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calibração de material volumétrico
  • Experimento: Calibração de material volumétrico
  • Calibração de material volumétrico
  • Calibração de Materiais Volumetricos
  • Calibração de materiais volumetricos
  • Relatório de Química
  • Aferição de materiais volumétricos: calibração de pipetas
  • CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS VOLUMÉTRICOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!