Calendários

Páginas: 7 (1716 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
Calendário Chinês
O calendário chinês é uma combinação dos calendários solares e lunares, e cada ano segue a ordem do horóscopo chinês em um ciclo de doze anos.
Apesar de lendas afirmarem que o calendário teria sido inventado pelo Imperador Shi em 2637 a.C., evidências demonstram que os calendários foram usados mais tarde na China, durante a Dinastia Shang. Eles consistiam em um ciclo anual dedoze meses, e alguns deles apresentavam um décimo-terceiro e até um décimo-quarto mês! O calendário em sua forma atual foi introduzido pelo Imperador Wu da Dinastia Han Ocidental.
O calendário chinês é usado principalmente para datar eventos importantes como feriados – o Ano Novo Chinês ou o Festival do Meio-Outono – e também para adivinhação. O Calendário Gregoriano foi oficialmente adotadopela China em 1912 para questões civis e administrativas, apesar do calendário chinês ainda ser amplamente utilizado.
O calendário surgiu com o terceiro herói cultural, Huang-ti, o Senhor Amarelo ou Senhor Augusto. Foi introduzido em 2.637 a.C., baseado nas fases da lua e, posteriormente, no ano lunissolar de 12 meses.
Cada mês pode ter 29 ou 30 dias e o ano tem 354 ou 355 dias. Comporta doisciclos: um de 12 anos (354 ou 355 dias, ou 12 meses lunares) e um de sete anos (com anos de 383 ou 384 dias, ou 13 meses). Os chineses inserem meses adicionais em intervalos fixos para resolver a diferença entre o ano solar (365 dias) e o ano lunar (354 dias). 

O ano novo começa sempre em uma lua nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.
O calendário chinês é o mais antigo registro cronológicoque há na história dos povos. E com o calendário, onde cada ano recebe o nome de um dos 12 animais: galo, cão, porco, rato, búfalo, tigre, gato, dragão, serpente, cavalo, cobra e macaco, surgiu o horóscopo chinês, os 12 signos animais ou subdivisões do mundo (que formam o Astral Chinês).
Os anos do Dragão repetem-se a cada 12 anos. O ano do Dragão Dourado ocorre uma vez a cada 3000 anos (ocorreuno nosso ano 2000) e é suposto trazer a harmonia completa dos cinco elementos da filosofia chinesa (metal, madeira, água, fogo e terra), o que se refletiria em um sentimento de felicidade para todos.







Calendário Cristão
Nosso calendário, usado em quase todo o Ocidente, é chamado de calendário cristão. Isto porque sua principal referência é o nascimento de Cristo. Considera-se onascimento de Cristo como ano 1. Os anos anteriores ao nascimento de Cristo têm contagem decrescente e são acompanhados da sigla "a.C." (330 a.C.), enquanto os posteriores possuem contagem crescente e, somente quando necessário, são sucedidos pela sigla "d.C." ou "A.D." ( Ano Domini = Ano do Senhor). Como a história lida com longos períodos, utiliza-se a unidade de tempo chamada século, equivalente aoperíodo de 100 anos. Assim, o século I iniciou no ano 1 e terminou no ano 100; o século II foi do ano 101 ao ano 200; o século XX compreendeu de 1901 até 2000; e o século XXI teve início em 2001 e terminará em 2100.

O dia mais significativo dentro do Calendário Cristão é o domingo, por ser este o dia da ressurreição de Jesus, e desde os primórdios do Cristianismo, os cristãos se reúnem nestedia e celebram o Mistério Pascal de Jesus.
O Calendário Cristão é diferente do Calendário Civil, pois enquanto este começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro, o Calendário Litúrgico começa no 1º domingo do Advento (cerca de quatro semanas antes do natal) e termina no sábado anterior a ele.

No século XII d.C foram adotadas as cores litúrgicas e visam demonstrar externamente ocaráter das celebrações litúrgicas e manter uma consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do Ano Litúrgico.

O Calendário Cristão é caracterizado pelo tempo comum e o tempo não comum, sendo que este é o mais importante, por ser caracterizado pelos dias mais significativos do Calendário Cristão. O Calendário está dividido em Ciclo do Natal, Ciclo da Páscoa e Tempo Comum.

O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • calendário
  • calendario
  • Calendário
  • calendário
  • calendário
  • CALENDARIO
  • calendario
  • CALENDARIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!