calculo :deridas

1624 palavras 7 páginas
Introdução

Esta é uma apresentação onde neste trabalho estabeleceremos a noção de derivada de uma função. A derivada envolve matematicamente, o cálculo de limites e suas aplicações. Inicialmente apresentaremos as definição de derivadas, dando ênfase a conceitos e aplicações de como desenvolver e dominar suas principais propriedades das derivadas.

Desenvolvimento

1. Derivadas

Dizemos que Derivada é a taxa de variação de uma função y = f(x) em relação à x, dada pela relação ∆x / ∆y. Considerando uma função y = f(x), a sua derivada no ponto x = x0 corresponde à tangente do ângulo formado pela intersecção entre a reta e a curva da função y = f(x), isto é, o coeficiente angular da reta tangente à curva.
De acordo com a relação ∆x/∆y, temos que: partindo da ideia de existência do limite. Temos que a taxa de variação instantânea de uma função y = f(x) em relação a x é dada pela expressão dy / dx Observamos que a derivada é uma propriedade local da função, isto é, para um determinado valor de x. Por isso não podemos envolver toda a função. Observe o gráfico a seguir, ele demonstra a intersecção entre uma reta e uma parábola, função do 1º grau e função do 2º grau respectivamente:

A reta consiste na derivação da função da parábola.

2. Fórmulas das derivadas

2.1 Derivada de uma função composta

Regra da cadeia
A fórmula: Ela pode ser escrita como:

2.2 Derivada da função inversa
A inversa da função y(x) é a função x(y):

2.3 Derivadas de funções trigonométricas e suas inversas

3. Derivada da função composta

Uma das operações mais frequentes entre funções é a composição. e o seu funcionamento é talvez o ponto mais importante para o

Relacionados

  • Linguagem de programação
    1844 palavras | 8 páginas
  • Fim da filosofia: uma imagem da filosofia contemporânea
    6941 palavras | 28 páginas
  • Trabalho Final De Gradua O Volume 01
    42319 palavras | 170 páginas
  • Questões Objetivas de Filosofia
    468202 palavras | 1873 páginas