Calculo de eletroimã

Páginas: 7 (1678 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Calculando e enrolando pequenos indutores (ART572)
Neste artigo ensinamos como calcular e enrolar bobinas (indutores) de pequenos valores, normalmente encontrados em transmissores, osciladores, receptores de ondas curtas e VHF, além de instrumentos. Trata-se de artigo de grande importância para projetistas, estudantes e mesmo professores de cursos técnicos e de ensino de tecnologia.
Os quemontam circuitos que operem em frequências elevadas tais como transmissores, osciladores, receptores, etc. é como obter os pequenos indutores ou bobinas que estes circuitos utilizam, normalmente não encontrados para venda no comércio especializado. Estes componentes devem ser enrolados pelos próprios montadores que enfrentam o problema de saber como enrolar e como saber quantas voltas e de que fioprecisamos dar, em que forma, para obter determinada indutância, Trata-se de um problema que até muitos profissionais experientes encontram dificuldades em resolver. Se bem que o leitor precise de alguns cálculos para chegar aos resultados finais, neste artigo procuraremos tornar as coisas um pouco mais fáceis para os que desejam enrolar suas próprias bobinas.
Uma corrente elétrica que percorra umfio condutor cria em sua volta um campo magnético, conforme mostra a figura 1.
 

Campo magnético.
 
Esse campo magnético tem propriedades importantes, e uma delas é a de se opor a qualquer variação da corrente que percorre o condutor que o cria, quer seja no momento em que o campo é estabelecido, quer seja depois. Se a corrente tender a variar, o campo magnético "reage" e induz no própriofio uma corrente que contraria a variação.
Para medir a maneira como o campo "reage" às variações da corrente, existe uma grandeza, denominada "coeficiente de auto-indução" ou "indutância" que é medida em Henry (H).
Os submúltiplos do Henry são o miliHenry (mH) e o microHenry (µH) sendo que o primeiro vale a milésima parte do Henry e o segundo a milionésima parte do Henry.
Quando enrolamos fiosde modo a formarem uma bobina, o coeficiente de auto-indução aumenta, e assim podemos obter componentes eletrônicos denominados indutores, bobinas ou simplesmente "choques", cuja finalidade é apresentar certa indutância.
Os aspectos principais destes componentes são mostrados na figura 2.
 

Exemplos de indutores.
 
Veja que o aspecto é determinado pelo número de voltas de fio enrolado, pelapresença ou não de algum material nesta bobina que atue como núcleo, e ainda pelo formato final desejado.
A indutância portanto vai depender desses fatores, conforme passamos a analisar a seguir:
 
a) Formato
A forma da bobina determina de que modo as linhas de força do campo criado pela corrente pode se distribuir. Se as linhas produzidas por uma volta de fio "escaparem" e não tiverem açãosobre as espiras adjacentes da mesma bobina, como ocorre numa construção mais alongada (mostrada na figura 3) teremos uma indutância menor do que se tivermos uma bobina mais "apertada".
 

Formato da bobina
 
 
b) Diâmetro
Quanto maior for o diâmetro da bobina, maior será sua indutância, conforme mostra a figura 4.
 

Diâmetro maior, indutância maior.
 
c) Número de espiras
Quantomaior for o número de voltas de fio ou de espiras, mais linhas de força do campo magnético serão produzidas no local e, portanto maior será a "inércia" que o componente apresentará diante de variações da intensidade da corrente.
 
d) Existência ou não de um núcleo
Determinados materiais como, por exemplo, os materiais ferromagnéticos, possuem a propriedade de concentrar as linhas de força de umcampo magnético.
Se colocados no interior de uma bobina eles aumentam a indutância dessa bobina. Podemos então aumentar a indutância de uma bobina se introduzirmos núcleos de materiais ferromagnéticos como o ferrite, o ferro doce, etc.
O ferrite é uma espécie de pó formado por minúsculas partículas de ferro, que é utilizado nos núcleos de bobinas que devem operar em freqüências elevadas, enquanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cálculo de eletroímã
  • eletroimã
  • Eletroimã
  • Eletroima
  • Eletroímã
  • O que é um eletroímã
  • Eletroimã
  • Eletroima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!