Calculo de atenuação twiter

1597 palavras 7 páginas
DIVISOR DE FREQÜÊNCIA CAPACITIVO
PARA DRIVERS & TWEETERS, COM ATENUAÇÃO
Homero Sette Silva, Eng.

Revisão 10 12 2007

A utilização correta de drivers e tweeters não só implica no uso de divisores de freqüência adequados
(crossovers passivos ou ativos) como também no emprego de atenuadores, todas as vezes que esses componentes forem utilizados com alto-falantes, em um mesmo canal, ou seja, sem controles separados de volume. Esta necessidade deve-se às diferentes sensibilidades desses dois tipos de transdutores. Como exemplo, podemos citar o alto-falante 12PW3, com 97 dB de SPL a 1 Watt/metro e o driver de compressão D205TI, que acoplado à corneta HL1425 possui uma sensibilidade de 107 dB, no eixo, também a 1 Watt/metro.
Alem de possuírem diferentes sensibilidades, uma vez que o driver é muito mais eficiente que o falante
(devido à corneta que utiliza), o driver suporta muito menos potência que o alto-falante, o que é compensado, folgadamente, por sua maior eficiência.
Enquanto o 12PW3 é especificado para uma potência de 250 Watts RMS (segundo a Norma ABNT
10303), o D205TI suporta 50 Watts, caso a freqüência de corte seja igual ou superior a 1200 Hz. Devemos ressaltar que esta potência foi especificada supondo a utilização de crossover passivo, conforme a norma acima citada, e cai para aproximadamente a metade, ou seja, 25 Watts, para o caso de crossovers ativos.
Esta observação é valida para drivers e tweeters, de um modo geral, e independe do fabricante.
O Atenuador
O atenuador consiste em um resistor Ra, associado em série com o transdutor de alta freqüência (daí o índice H , de high frequency), simplificadamente representado por uma resistência R H , geralmente sua impedância nominal. O valor da resistência total, R, será usado para o cálculo do capacitor e seu valor dependerá da atenuação desejada, conforme as equações abaixo.

R = Ra + R H

Atenuação em dB

1
20

⎛R⎞
A ( dB) = 20 ⋅ Log ⎜

⎝ RH ⎠

;

2

3

4

5

Relacionados

  • ECONOMIA
    19220 palavras | 77 páginas
  • Historia do radio
    71228 palavras | 285 páginas
  • aluno
    50870 palavras | 204 páginas