calcitonina

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CALCITONINA
A calcitonina é um hormônio polipeptídico formado por uma cadeia de 32 aminoácidos, sintetizado e secretado nas glândulas tireóides, apresentam como principal efeito a diminuição dosníveis de cálcio e fosfato, no liquido extracelular, devido sua ação sobre os ossos, intestinos e rins.

Podemos dizer então que a calcitonina age como um antagonista do paratormônio (PTH), pois nãodeixa que os níveis de cálcio e fosfato se elevem acima dos níveis fisiológicos. No entanto, o papel quantitativo da calcitonina é bem menor que o do PTH na regulação da concentração de cálcio iônico.Existem evidencias, que sugerem que o calcitriol (forma ativa da vitamina D) e estrogênio, possivelmente atuem na liberação de calcitonina, além disso, acredita-se que esse hormônio desempenhe umpapel especial após as refeições, pois, uma vez introduzida sua liberação por peptídeos intestinais, aparentemente ocorre uma maior retenção de cálcio nos ossos.

As principais ações desse hormônioresidem na capacidade de inibição do recrutamento e maturação de osteoclastos, diminuindo a ação sobre a reabsorção óssea. A calcitonina age nos rins aumentando a excreção urinaria de cálcio, fosfato,magnésio, sódio, potássio, em algumas espécies cloreto, reduzindo assim a reabsorção desses elementos e introduzindo a produção de calcitriol.













Ossos:
Acarreta dos efeito,que reduzem os níveis de cálcio plasmático:
A curto prazo, diminui a saída de cálcio através da membrana osteoblática-osteocítica.
A longo prazo, dimuniu a reabsorção óssea, através da inibição daatividade dos osteosclastos.

Trato Gastrointestinal:
Inibe processos ligados a digestão:
Diminui a liberação de ácidos gástricos, atua diretamente e indiretamente ao inibir a secreção gástrica. Agatrina estimuna a secreção de calcitonina pela tireóide, existindo um feeback negativo entre a mucosa gástrica e as células parafoliculares.
Reduz o fluxo biliar e a secreção de varias enzimas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hormonio da paratireoides e calcitonina
  • e o que sua deficiência ou excesso podem causar : a) Vitamina D. b) Hormônio de Crescimento ( GH ). c) Paratormônio d)...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!