Calcario

Páginas: 3 (507 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013
Cal Sobrecalcinada: Quando a temperatura da calcinação ultrapassa a 1.0 C começa a acarretar prejuízo para a qualidade da cal, pois o aumento de temperatura o CaO aumenta de densidade provocandodiminuição da porosidade e aglomeração de grãos, em consequência diminui a capacidade de reação com a água. A esta cal dá-se o nome de cal sobrecalcinada.

Os carbonatos de cálcio e de magnésio sãoobtidos de depósitos de calcário, de mármore, de greda ou de cascas de ostra. Nas aplicações visando a empregos químicos, prefere-se um calcário muito puro, em virtude da cal com alto teor de cálcio quese obtém. Escolhem-se as pedreiras que fornecem rocha contendo como impurezas pequenas porcentagens de silica, de argila e de ferro. Estas impurezas são importantes, pois a cal pode reagir com asílica e a alumina dando silicatos de cálcio, ou aluminossilicato de cálcio, cujas propriedades hidráulicas são até certo ponto desejáveis.
Certas pedras que as vezes encontram-se na cal “sobrecalcinada”são provenientes de modificações no próprio óxido de cálcio e, também em impurezas que sofreram o efeito do excesso de calor, e que se reconhecem como massas de material relativamente inerte,semivitrificado. A cal sobre-calcinada é caracterizada pelo aumento de densidade, diminuição de porosidade e aglomeração de grãos; em consequência, diminui a capacidade de reação com a água. Por outro lado a calsub-calcinada apresenta torrões de carbonatos de cálcio que não encontram temperaturas suficiente, para decomporem-se.
Os calcários, na maioria das vezes, são formados pelo acúmulo de organismosinferiores ou precipitação de carbonato de cálcio na forma de bicarbonatos, principalmente em meio marinho. Também podem ser encontrados em rios, lagos e no subsolo (cavernas).c alcários são rochasformadas a partir do mineral calcita, cuja composição química é o carbonato de cálcio
Por outro lado, podem ser originados em águas doces de pouca profundidade por precipitação química do carbonato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calcário
  • Calcário
  • CALCARIO
  • calcario
  • calcario
  • O calcário
  • Calcário
  • Calcário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!