Calcário

Páginas: 25 (6027 palavras) Publicado: 29 de julho de 2013
CALCÁRIO
I – Discussão Teórica

I.1. Natureza dos Calcários:


Calcário é o carbonato de cálcio natural que se encontra distribuído abundantemente na crosta terrestre. Apresenta-se em extensas e espessas camadas e em lentes intercaladas nas formações sedimentares e metamórficas nos diversos períodos geológicos. A presença freqüente de magnésio nos calcários demonstra a afinidade nocomportamento geoquímico desses elementos. As rochas calcárias mostram-se assim, freqüentemente magnesianas, sendo a presença desse elemento proveniente dos organismos que originaram a rocha ou duma dolomitização posterior por influência de soluções magnesianas de origem marinha ou magmática.
A sua litologia depende, em primeiro lugar, da natureza e quantidade de fragmentos de fósseis presentes, doseu grau de preservação e da cimentação. Existe uma gradação das conchas, desde fina e compacta até grosseira. Se os restos dos organismos faltam ou são raros, o cimento domina e se pode distinguir o caráter cristalino grosseiro ou fino. Outros tipos consistem de agregados homogêneos de partículas de calcita microcristalina, dificilmente distinguíveis de alguns arenitos quartzosos com grãosangulosos ou de quartzitos compactos.
Portanto, quanto à natureza geológica, os calcários podem ser sedimentares ou metamórficos. Os calcários de natureza sedimentar são mais “moles” do que os metamórficos. Essa característica tem sido associada empiricamente à reatividade desses materiais no solo, isto é, calcários sedimentares são considerados mais reativos do que os metamórficos, embora não seencontre na literatura uma justificativa para tal.
A cor dá algumas indicações sobre a pureza; rochas brancas, amarelas até cinzentas claras, contêm pouca matéria detrítica. Calcário vermelho indica a presença de óxidos de ferro. Cores cinzentas escuras e pretas deve-se à matéria carbonosa. Rochas marrons e ocres contêm bastante matéria argilosa.
Além dos nutrientes vegetais cálcio e magnésio, oscalcários apresentam também outros nutrientes, normalmente os micro. (Mo, Co, Cu, Zn, Mn e Fe). Considerando que os calcários são utilizados nos solo em quantidades relativamente elevadas, é considerável a quantidade de micronutrientes que podem levar ao solo. Resta saber a forma em que eles se encontram, ou mais precisamente sua disponibilidade aos vegetais.
A textura do calcário é muitovariável e dependente da presença (ou ausência) e do tamanho dos restos orgânicos, e também do grau de compactação do cimento. O tipo comum é de textura média; os calcários não-fossilíferos têm texturas finas.
Qualquer tipo de calcário é insolúvel em água, dissolvendo-se em ácido clorídrico.
Dentre as diversas características dos calcários relacionadas com a qualidade, duas se mostram as maisimportantes e são as que tem sido consideradas na avaliação da qualidade desse produtos: a granulometria e o teor de neutralizantes.
No sentido amplo pode-se definir calcário como sendo toda rocha constituída prevalentemente por calcita (carbonato de cálcio).
Quando outras substâncias, em porcentagens mais ou menos elevadas, estão associadas à calcita aparecem definições restritivas tais como:calcário dolomítico, magnesiano, betuminoso, silicoso, etc.

I.2-MINERALOGIA

Os minerais constituintes das rochas calcárias são principalmente: calcita(CaCO3); magnesita (MgCO3); argilo-minerais; quartzo, mica e feldspato clásticos.
Cristalizando-se no sistema romboédrico e apresentando-se em cristais ou agregados de grânulos (grossos e finos), a calcita, com dureza 3 e peso específico 2,72, é omineral essencial das rochas calcárias. Os cristais são variados no hábito, com clivagens perfeitas, possuindo formas por vezes complexas e sendo também comuns formas geminadas.
Distingue-se da dolomita pela efervescência no ácido clorídrico a frio, fenômeno que não se apresenta acentuadamente na dolomita, e, da aragonita pela densidade mais baixa e clivagem romboédrica.
A aragonita,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calcario
  • Calcário
  • CALCARIO
  • calcario
  • calcario
  • O calcário
  • Calcário
  • Calcário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!