caixa de curiosidade

Páginas: 4 (797 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
A educação de crianças no período colonial
Introdução:
Este texto foi produzido baseando em pesquisas feita sobre a criança e sua educação no período colonial, enfatizando a concepção de criançanesse período e sua trajetória na educação.
Iniciamos com a classificação dessas crianças, pois no Brasil colônia, existia uma forma de educação para cada grupo de crianças, sendo diferenciadas porsuas raças, etinías e classes sociais.
Partimos da chegada dos jesuítas em 1549,ressaltando a sua influência na educação dos meninos, com a primeira instituição de ensino, que incluía a catequização ea desculturalização dos povos aqui existentes e os que chegavam da Africa. O surgimento das aulas régias,introduzidas pelo Marquês de Pombal,ministro nomeado pelo rei D. Jose I. Com o alvará de 1759,Marquês de Pombal através das reformas pombalinas expulsou os jesuítas e criou uma nova instituição de ensino , surge as aulas régias, que baseava-se no ensino das primeiras letras e nas aulas dehumanidade.

QUEM ERAM ESSAS CRIANÇAS ?
No início da colonização, a população infantil era formada por filhos de colonos, filhos dos índios e os filhos dos negros.
Aos FILHO DOS COLONOS, que tambémsubdividiam-se de acordo com sua classe social, e que calcula-se, começam a ser alfabetizados aos 5 anos, porém, alguns alunos entre 12/13 anos já frequentavam as classes adultas. Ao que se refere afaixa etária em que a criança eram introduzidas nas aulas de primeiras letras , devemos lembrar que o conceito de criança nessa época, limitava-se aos 7 anos, a partir daí, essa criança deveriaaprender um ofício, normalmente o mesmo do pai. Apenas os que queria servir a corao,tinham um ensino formal. É importante falar que também havia diferenciação por sexo, as meninas não tinham a mesmaeducação ,durante o ensino jesuítico ,para fugir do analfabetismo algumas crianças eram enviadas ainda muito novas para conventos.
Aos FILHOS DOS ÍNDIOS ,os curumins,a quem a educação era muito mais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caixa-eletrônico: história e curiosidades
  • curiosidades
  • Curiosidades
  • curiosidades
  • curiosidades
  • CURIOSIDADES
  • Curiosidade
  • Curiosidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!