Cainbras e contraturas musculares em atletas

548 palavras 3 páginas
Cãibras e contraturas musculares em jogadores de Futebol

O assunto a ser tratado neste artigo com certeza já se fez presente na vida de todos os atletas em dado momento: as cãibras e as contraturas musculares. O objetivo é explicar o que são, por que ocorrem, como tratá-las e, principalmente, como prevenir o aparecimento das temidas cãibras e contraturas musculares.
Os músculos do nosso corpo, em condições normais, possuem uma característica denominada tônus muscular. O tônus muscular é uma tensão a qual as fibras musculares são submetidas constantemente, ou seja, os músculos nunca se encontram num total estado de relaxamento; e é esta característica que permite que os segmentos de nosso corpo mantenham-se sempre em equilíbrio.
As cãibras são contrações musculares involuntárias, repentinas e que ocasionam algia de grande intensidade.
As contraturas musculares, por sua vez, são contrações musculares causadas pelo aumento persistente do tônus muscular a níveis superiores ao normal. A algia causada é de menor intensidade, porém, mantém-se constante enquanto não houver o relaxamento da musculatura afetada.
Ambas, tanto as cãibras quanto as contraturas musculares, podem manifestar-se de forma súbita, após um trauma (constantemente presentes no dia-a-dia do praticante do Futebol) ou mesmo após a realização de um movimento brusco. Por se tratar de uma manifestação que ocorre em músculos esqueléticos, nenhuma região de contração voluntária esta livre de ser atingida por elas.
A região apreendida apresentará grande rigidez e dor à palpação; podendo ainda gerar dificuldade para realizar a movimentação de um grupo muscular e/ou o segmento envolvido.
A causa destes dois quadros clínicos é basicamente a mesma: carência de nutrientes (eletrólitos) e/ou excesso de metabólitos (como o ácido lático). O que significa que podem ser evitadas com uma alimentação balanceada e uma boa hidratação antes, durante e após os treinos. A utilização de bebidas isotônicas também favorece a

Relacionados

  • massoterapia
    15363 palavras | 62 páginas