Cafundó

Páginas: 8 (1952 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Cafundó: análise do discurso e sincretismo religioso no Brasil
Diretor: Paulo Betti | Clovis Bueno: Elenco: Francisco Cuoco | Alexandre Rodrigues | Flavio Bauraqui | Leandro Firmino | Luis Melo | Valeria Mona | Leona Cavalli | Chica Lopes | Lazaro Ramos. Brasileiro, com duração de 102 minutos. Legendas em espanhol, francês, inglês e português.
Cafundó é uma crônica romanceada inspirada navida real de João de Camargo, homem simples e ingênuo. Preto Velho milagreiro, ele viveu no Brasil no final do século XIX e início do século XX em Sorocaba, ponto principal do caminho das tropas que integrou as regiões Sudeste e Sul do Brasil. Escravo liberto, João de Camargo sofre o impacto do advento da modernidade e suas transformaçãoes políticas e econômicas, com a chegada da abolição, darepública, da luz e da industrialização. Este filme é muito importante para as disciplinas de cultura brasileira e quem pretende trabalhar na linha do sincretismo religioso. O filme também pode ser aproveitado para a compreensão do discurso religioso, ou seja, de como uma cultura constrói valores mentais. Tanto assim, que uma poesia falando da força da linguagem na cosntrução do social. "Tudo é linguagem,sem sacanagem...". Ler Peter Berger, "O dossel sagrado", ajuda a compreensão da força do discurso na objetivação da subjetividade humana e vice versa.Ou seja, a objetivação, internalização e subjetivação, a qual, dialeticamente constrói outras formas de ver o mundo. Em tempo, isto está subtendido no filme, não sendo, portanto, um discurso direto, mas uma forma de sua melhor compreensão. Quanto aformação cultural brasileira, mais precisamente o sincretistmo religioso, aí sim, o filme é bem direto. Uma entrevista com Paulo Betty e outra com Florestan Fernandes, no menu "especial" deixa bem claro o objeto de estudo do diretor. Quando estava cursando, este filme me ajudou muito nas disciplas de Cultura Religiosa, com o professor Genaro Camboim e também para quem pagou a "ReligiosidadePopular", com a professora Irena Van Den Berg.

Resenha apresentada como requisito à disciplina de Teologia em Saúde - EAD, 4º período do curso noturno de Psicologia da Faculdade Evangélica do Paraná. Sob orientação do professor:
Produtora: Prole de Ação. Ano: 2005. Direção: Clóvis Bueno, Paulo Betti. Direção de arte: Vera Hamburger. Direção de fotografia: José Roberto Eliezer. Produção Executiva:Virginia W. Moraes, Caio Gullane, Fabiano Gullane, R. A. Gennaro. Roteiro: Clóvis Bueno. Produção: Paulo Betti. Co-produção: Gullane Filmes, Teleimage. Som: Márcio Câmara, Beto Ferraz. Produção de finalização: Eliane Ferreira. Maquiagem: Anna Van Steen. Figurino: Bia Salgado. Elenco Principal: Lázaro Ramos (João), Leona Cavalli (Rosário), Leandro Firmino (Cirino), Valéria Monã (Levinda), ChicaLopes (Nhá Chica), Ernani Moraes (Coronel Justino), Francisco Leão (Alfredinho).
O filme cafundó foi lançado em 2005, e teve gravações nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Lapa, Antonina, Morretes, Palmeira, Paranaguá, Guarapuava e São Paulo. Baseada na vida e obra literária de João de Camargo de Sorocaba, a produção tem como tema principal o sincretismo de religiões presentes na época do Brasilpós-escravidão no fim do século XIX, onde a vida de dois exescravos João (protagonista) e Cirino tomam o centro das atenções no início do filme. Libertados, os dois vivem uma vida de miséria e trabalho duro para ganhar alguns míseros trocados. São enviados à guerra, mas não lutam por não haver necessidade. Na primeira parte do filme, João passa a maior parte do tempo ao lado de seus amigos Cirino,Levinda e Teodoro, que realizam diversas trapaças, roubam a fim de manter sua sobrevivência. Eles trabalham posteriormente, sempre em serviços duros e que mal garantem a sobrevivência dos mesmos, representando bem a realidade vivida pelos negros libertados naquela época no Brasil. Um clima de mistério presente nas religiões permeia algumas cenas, pode-se ver a cruz, por exemplo, presente em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O cafundo
  • Cafundó
  • Desdobramento analítico do filme “cafundó”
  • Resenha cafundó filme
  • Resenha filme cafundo
  • Resenha fo filme cafundó
  • resenha critica sobre o filme cafundó
  • “Cafundó, o desaparecimento de sua língua e cultura – um estudo sociolingüístico”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!