CAF DE MUCUG E CACHA A DE ABA RA PROCESSO PRODU O E COMERCIALIZA O

2203 palavras 9 páginas
FACULDADE BATISTA BRASILEIRA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
8° Semestre - Noturno

Raiza Rocha Ivo

GESTÃO DE AGRONEGÓCIO :
CAFÉ DE MUCUGÊ E CACHAÇA DE ABAÍRA- PROCESSO, PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO.

Salvador
2013

CACHAÇA DE ABAÍRA

A cana de açúcar é um vegetal de origem asiática que foi trazido para o Brasil pelos portugueses na primeira década do século XVI. A cultura da cana desenvolveu-se com sucesso no nordeste brasileiro.
Nesta região o clima era ideal para o seu cultivo por apresentar duas estações distintas, uma quente e uma úmida para proporcionar a germinação e desenvolvimento vegetativo, e uma estação fria e seca, que promove a maturação e consequente acúmulo de sacarose nos colmos.
Atualmente, os maiores produtores de cana de açúcar são Brasil, Índia,
Cuba, México e China.
O cultivo da cana de açúcar destaca-se como uma importante atividade sócio-econômica em função da múltipla utilização, podendo ser empregada in natura, sob a forma de forragem, para alimentação animal, ou ainda como matéria-prima para a fabricação de rapadura, açúcar mascavo, melado e 7 cachaça.
As espécies de cana de açúcar utilizadas na produção de cachaça são inúmeras, dentre as espécies conhecidas, as mais utilizadas na produção da bebida são aquelas que apresentam um alto teor de açúcar e facilidade de fermentação do caldo.
O plantio da cana de açúcar exige solo leve, sem excesso de umidade e rico em matéria orgânica. O plantio pode ser feito em duas épocas do ano, entre os meses de outubro-novembro e entre janeiro e março. A primeira não é a época mais recomendada, e é somente indicada em casos de necessidade urgente de matériaprima.

PROCESSO

A escolha das variedades a serem utilizadas na formação do canavial deve levar em conta a relação entre as suas características, o local de implantação da cultura e o período de fabricação da cachaça. Estas escolhas definem os principais fatores para o sucesso do empreendimento. Devem ser escolhidas variedades que

Relacionados