Café

Páginas: 14 (3292 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2011
Café
O café pertence ao gênero Coffea da família Rubiaceae. Dentre as espécies cultivadas destacam-se Coffea arabica, conhecida como café arábica, e Coffea canephora, conhecida como café conilon ou robusta. O café arábica é uma espécie originária das florestas subtropicais da região serrana da Etiópia e se adequa ao clima tropical de altitude. Já o café robusta é originário das regiõesequatoriais baixas, quentes e úmidas da bacia do Congo.
A produção tradicional do café na Colômbia, tal como praticada nas pequenas unidades de produção, recria as condições originais de crescimento da planta em sistemas agroflorestais diversificados. Estas são as bases do cultivo orgânico do café que pode, entretanto, variar dependendo se o cultivo é mais ou menos intensivo.

CLASSIFICAÇÃO:

Aclassificação do café é uma fase muito importante no processo da comercialização desse produto.
É importante e necessário que o produtor conheça pelo menos um pouco do sistema, para poder avaliar o seu produto e não ficar apenas confiando nos dados fornecidos por aqueles que comercializam o café.
 A determinação da qualidade do café brasileiro compreende duas fases distintas: a classificação portipos ou defeitos e a classificação pela bebida.
 Além desses dois aspectos principais o café pode também ser classificado por: peneira; cor; torração; descrição.
 A classificação do café por tipo é feita com base na contagem dos grãos defeituosos ou das impurezas contidos numa amostra de 300g de café beneficiado. Esta classificação obedece à Tabela Oficial para Classificação, de acordo com aqual cada tipo de café corresponde a um número maior ou menor de defeitos encontrados em sua amostra.
São considerados defeitos os grãos imperfeitos (chamados defeitos intrínsecos) – grãos pretos, ardidos, verdes, chochos, mal granados, quebrados e brocados – e as impurezas (defeitos extrínsecos) – tais como cascas, paus, pedras, cafés em coco ou marinheiros encontrados na amostra. A cada umdesses grãos imperfeitos ou impurezas corresponde uma medida de equivalência de defeitos, que rege a classificação por tipo.
Para proceder à classificação, amostras de 300 g de café são recolhidas e acondicionadas em latas apropriadas. A seguir, em uma mesa provida de boa iluminação, a amostra é espalhada sobre uma folha de cartolina preta. Os defeitos são separados e contados segundo a Tabela deEquivalência de Grãos Imperfeitos e Impurezas.
A base para se estabelecer a equivalência dos defeitos é o grão preto, que é considerado o padrão dos defeitos ou defeito capital. Como se pode ver na tabela, em geral são necessários vários grãos imperfeitos para se obter 1 defeito, enquanto o grão preto, por si só, corresponde a 1 defeito.

CLIMA
A faixa de temperatura ideal para o cultivo docafé arábica fica entre 19 e 22oC. Temperaturas mais altas promovem formação de botões florais e estimulam o crescimento dos frutos. Entretanto, estimulam também, a proliferação de pragas e aumenta o risco de infecções que podem comprometer a qualidade da bebida. O cafeeiro é também muito suscetível à geada e temperaturas abaixo de 10oC inibem o crescimento da planta.
O café robusta é maisresistente a temperaturas altas e a doenças. Adapta-se bem em regiões com média anual de temperatura entre 22 a 26oC. O cafeeiro reage positivamente a um período de seca que, entretanto, não deve durar mais do que 3 meses. A quantidade de chuva ideal para o desenvolvimento da cultura fica na faixa de 1500 a 1900 mm anuais, bem distribuídos. Uma distribuição muito irregular de chuva causa floraçãodesuniforme e maturação desigual dos frutos.
O cafeeiro é uma planta adaptada ao sombreamento parcial. Utiliza apenas cerca de 1% da energia luminosa fotossinteticamente ativa. Quando a temperatura na superfície da folha passa de 34oC, a taxa de assimilação de CO2 cai a praticamente zero, fazendo com que a atividade fotossintética de uma planta sombreada passe a

ETAPAS PARA A COMERCIALIZAÇAO E...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O cafe
  • Cafe
  • café
  • Café
  • CAFÉ
  • café
  • cafe
  • Cafe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!