Café e tabagismo

Páginas: 25 (6086 palavras) Publicado: 2 de abril de 2012
1 INTRODUÇÃO

O Brasil ocupa a posição de maior produtor e exportador de café (Coffea arábica) no mundo, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos. Além do café comum, observa-se um crescente interesse pelos cafés especiais como,por exemplo, o instantâneo, capuccino, expresso, especial ou gourmet, descafeinado e o orgânico. Esses se diferenciam do café comum devido ao tratamento que o grão é submetido (MARTINS;CAMARGOLL;BATTACIALL, 2005; TNS INTERSCIENCE, 2005).
O café é uma das bebidas mais populares, com um consumo médio mundial, anual de 1,1kg per capita do café comum nos países em desenvolvimento, chegando a4,5 kg per capita nos países desenvolvidos (MARTINS, 2006).
A qualidade da bebida do café pode ser afetada por diversos fatores como diferentes espécies e variedades, local de cultivo, maturação dos grãos, incidência de microrganismos, efeito de adubações, fermentações, armazenamento, mistura de diferentes lotes e torração do café. Todos estes fatores influenciam nas características sensoriaisda infusão, determinando assim a sua qualidade por meio da pureza, do sabor e do aroma (TNS INTERSCIENCE, 2005).
A substância de maior interesse presente no café é a cafeína (1,3,7-trimetilxantina). Esta é uma metilxantina estimulante do Sistema Nervoso Central. Existem várias fontes alimentares de cafeína. As principais são: café (em primeiro lugar), chá preto, mate, chocolate, e bebidas àbase de cola. Além das fontes alimentares estima-se também que quase 200 drogas não descritas contêm cafeína ( SANTOS et al, 1998; SOUZA; SICHIERI, 2005a).
A cafeína é uma substância bastante segura para o consumidor, mesmo em doses razoavelmente elevadas. Um limite máximo não prejudicial para a saúde humana está na faixa de 500 mg diários de cafeína. Considera-se que cada xícara de café(50 ml) contém 35,6 mg de cafeína em média. Algumas pessoas, consumidoras regulares, podem desenvolver tolerância, fazendo uso de grandes doses sem qualquer sinal de toxicidade. Trata-se provavelmente, da droga mais frequentemente ingerida no mundo, sendo consumida por pessoas de todas as idades. O consumo diário per capita de cafeína, considerando todas as fontes, é cerca de 3-7mg/kg,aproximadamente 200mg/dia na população geral (SOUZA; SICHIERI, 2005 b).
A cafeína é uma substância farmacologicamente ativa com efeitos diferentes em diversos sistemas orgânicos. Um deles é a vasoconstrição que ocorre devido o aumento das catecolaminas, em especial a epinefrina. Algumas propriedades genotóxicas e mutagênicas são também atribuídas à cafeína, visto que, ela parece alterar mecanismos doreparo do DNA. Entretanto, pode também inibir a carcinogênese in vivo e alterar o metabolismo carcinogênico. A cafeína também está relacionada à prevenção da depressão e suas conseqüências. O consumo crônico dessa substancia não possui efeitos na pressão sangüínea, nos níveis plasmáticos de catecolaminas, na atividade de renina plasmática, na concentração de colesterol no soro, nos níveis de glicoseno sangue ou na produção de urina. A cafeína não está associada com o infarto do miocárdio. O papel da cafeína na produção de arritmias cardíacas ou de úlcera gástrica ou duodenal em pessoas normais também não foi confirmado, não havendo evidências de que a cafeína seja prejudicial ao ser humano sadio (SOUZA; SICHIERI, 2005b; FANEITE et al, 2004; BOTELHO; LUNET; BARROS, 2006).
No entanto,são conhecidos alguns efeitos maléficos do consumo da cafeína em determinados ciclos de vida como durante a gestação e/ou em excesso. Dentre eles destacam-se baixo peso ao nascer, a prematuridade e as doenças cardiovasculares. Estas últimas se potencializam quando o consumo de cafeína está associado ao cigarro, segundo um estudo da Escola Médica de Atenas. Estudos realizados pela equipe grega...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tabagismo
  • Tabagismo
  • Tabagismo
  • Tabagismo
  • Tabagismo
  • tabagismo
  • Tabagismo
  • Tabagismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!