Caesalpinia echinata Lam

Páginas: 4 (946 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Introdução:
Neste trabalho vimos à importância das árvores, neste em especial o pau-brasil.
O pau-brasil foi uma arvore muito importante para a própria historia do nosso país.
O pau-brasilfoi uma árvore que contribuiu muito com o desenvolvimento econômico na época do descobrimento do Brasil. Por esse e tantos outros motivos o pau-brasil e considerado um patrimônio histórico.
Nestetrabalho veremos os porquê disso.
















Desenvolvimento:
Pau Brasil
Nome científico: Caesalpinia echinata Lam.
Nome popular: Pau-brasil
Ciclo de vida: Perene (Plantasperenes é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, lhe permite viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. Não caem as folhas, as folhaspersistem.

Aspectos gerais:
Tamanho: Mede entre 8 a 30 metros
Cor: A madeira é uniformemente laranja ou vermelho-alaranjada e se torna vermelho-violácea com reflexo dourado após o corte. Suas floressão amarelas, sendo que uma das pétalas apresenta uma mancha vermelho-púrpura.
Perfume: Das flores exala um suave perfume doce.








Frutos:

Flores:

Sementes:
Folhas:Curiosididas:
A taxa de crescimento do pau-brasil depende de diversos fatores, como a composição do solo, o clima ou a localização geográfica. Atualmente, através de levantamentoscientíficos, poucos exemplares de pau-brasil nascidos na natureza ocorrem nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Os arcos de violinos utilizados pelosmúsicos profissionais são confeccionados, desde o século XVIII, com o cerne do pau-brasil.
Em 1775, foi projetado, em Paris, o primeiro arco de violino, por François Tourte, com a madeira dopau-brasil, que era conhecida por "Fernambouc", por ser originária de Pernambuco.
Ainda se exportam toras de pau-brasil para a Alemanha, França e Estados Unidos para confecção de arcos de violinos. Essas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caesalpinia echinata Lam.
  • Derek Lam
  • Distribuidora LAM
  • Tam e lam
  • Estrategia de Empresas LAM-UOL
  • Redes
  • Desempenho do Pinus echinata
  • Bsc lam uol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!