cae/cad/cam e prototiipagem rapida

1590 palavras 7 páginas
Escola de educação Profissional Senai Plinio Gilberto kröeff

CAE
CAD
CAM
PROTOTIPAGEM RÁPIDA

Nome: Wagner Freitas
Turma: p5315t15
Professor: Emerson

São Leopoldo, 19 de junho de 2015.

O CAD (Computer-Aided Design) Um programa CAD é uma tecnologia computadorizada com foco no desenho do produto e na documentação da fase de projeto, durante o processo de engenharia. O CAD pode facilitar o processo de manufatura, transferindo diagramas detalhados dos materiais utilizados nos produtos, processos, tolerâncias e dimensionamentos. Isso pode ser usado tanto para produção do 2D e 3D, possibilitando a rotação em qualquer ângulo para todas as vistas, quanto para a vista de dentro para fora.
Computer-Aided Design tem como definição o uso de sistemas de computador para auxiliar na criação, modificação e otimização de projetos, e os programas CAD modernos podem oferecer melhorias significativas, como:
1. Aumento na produtividade do Engenheiro
2. Aumento de qualidade nos projetos
3. Melhoria nas comunicações através da documentação
4. Criação de Banco de Dados para Manufatura Os projetos em CAD são geralmente exportados sob o formato de arquivos para impressão, usinagem, ou outras operações de fabricação. A maioria dos programas CAD para desenhos mecânicos usa tanto gráficos vetoriais para objetos, como podem produzir gráficos de varredura, mostrando a aparência geral dos objetos desenhados. No entanto, softwares de engenharia exigem mais do que apenas formas. Como no desenho manual ou nos desenhos técnicos de engenharia, os programas mais modernos devem transmitir informações, tais como – materiais, processos, dimensões e tolerâncias, de acordo com as convenções específicas para cada aplicação. O CAD vem sendo uma importante ferramenta industrial, amplamente utilizado em diversas aplicações, incluindo as indústrias automotiva, de construção naval e aeroespacial, na arquitetura, projetos de próteses, e outras tantas. Também é bastante utilizado para produção

Relacionados