Cadernoprocessos 1

1835 palavras 8 páginas
EBA/UFMG
Ateliê de Criação: Projeto
2o Semestre/2013
CADERNO DE PROCESSOS/ARQUIVO VISUAL

1 – Introdução
Caderno de Processos
O diário ou caderno de processos é um documento constituído pelo registro das etapas do processo criativo. Mas antes de mais nada, é uma ferramenta de trabalho imprescindível para os designers e artistas, que nele reúnem e processam os dados da pesquisa. Como consequência, oferece para os outros participantes do processo (orientadores, professores, patrocinadores e avaliadores) uma visão global do percurso do criador de maneira que o trabalho seja compreendido. Os cadernos registram a trajetória profissional do criador e transformam-se em valioso material a ser revisitado a cada novo trabalho.
O caderno geralmente contém uma etapa de observações, ou registro do mundo exterior, uma etapa de reflexões acerca do que foi coletado e uma etapa de criações, na qual os dados pesquisados são avaliados e recombinados e dão origem a um novo objeto.
O caderno não deve ser apenas cosmético ou dar aparência de que uma pesquisa é realizada. O vigor de uma pesquisa registrada em um caderno de processos está na dedicação e na profundidade com que são abordadas as informações, bem como no empenho em transformar este conteúdo em um novo objeto. Não há uma receita ou fórmula, visto que cada processo e cada trabalho desenvolve-se em um percurso único. Assim, como trata-se de um espaço de registro pessoal, são infinitas as possibilidades de formato e organização. No entanto, é importante observar que esse formato deve conter a linguagem criativa do autor e que, por mais subjetiva que seja a organização, ela deve estar visível.

Johanne Andersen, 2009, Royal College of Art

Johanne Andersen, 2009, Royal College of Art

Dulcie Wanless, 2009, Royal College of Art

Dulcie Wanless, 2009, Royal College of Art

Dulcie Wanless, 2009, Royal College of Art

Arquivos Visuais
Quando o aluno realiza uma pesquisa na modalidade Monografia, isto é, quando se trata de um

Relacionados