Caderno de excelência fnq - processos

Páginas: 6 (1388 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Unisal - MBA Gestão Estratégica de Negócios

CADERNOS DE EXCELÊNCIA

PROCESSOS - FNQ

Introdução
 Processo é um conjunto de

atividades preestabelecidas que executadas numa seqüência determinada vão conduzir a um resultado esperado que assegure o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas.

Introdução

Figura 1 - Representação de umprocesso

Gerenciamento por Processo
 Toda organização é um sistema.  A identificação e o mapeamento destes

processos apóiam o entendimento das necessidades e expectativas.  A gestão por processos permite que as equipes sejam envolvidas em um ambiente cooperativo e de compartilhamento de informações.

Benefícios na utilização de Gestão por Processos
 Concentra o foco no que realmenteinteressa: o    

  

trabalho; É uma ferramenta para implementação da estratégia organizacional; Confere simplicidade e agilidade às atividades; Dota a organização de flexibilidade organizacional; Facilita a gestão através da identificação de indicadores de desempenho e medição de melhorias nos processos; Permite uma visão integrada da organização; Instrumentaliza a aplicação deabordagens inovadoras; Facilita a gestão do conhecimento organizacional e a gestão de competências.

Identificação de processos de agregação de valor
 Por meio dos processos de agregação de

valor, a organização gera benefícios para todos.  Qualquer processo, do mais simples ao mais complexo, tem que agregar valor, ou seja, sua saída tem que ser mais valorizada que as suas entradas. Classificação de processos
 Os processos de agregação de valor são

classificados em dois grandes grupos:  Processos principais do negócio – São aqueles que agregam valor diretamente aos clientes da organização.  Processos de apoio – São aqueles que apóiam ou suportam os processos principais do negócio e a si mesmos.

Classificação de Processos

Figura 2 - Cadeia de valores genérica

Requisitosdos processos
 Como exemplos de requisitos de processos: prazos de

entrega, tempo de garantia, especificações técnicas do produto ou serviço, tempo de atendimento, qualificação de pessoal e condições de pagamento.  Além dos requisitos de natureza técnica, é cada vez maior a exigência de requisitos que protegem a sociedade, e relacionados a aspectos ambientais e sociais, tais como: preservaçãodo meio ambiente, descarte adequado de produtos não perecíveis (como vidro, plástico, borrachas) e exigência de uma condução ética dos negócios.

Requisitos dos Processos
 Os processos principais do negócio e os

processos de apoio precisam ser gerenciados para isso se faz necessário o uso de indicadores.  O indicador de desempenho mede ou quantifica as entradas (recursos ou insumos), oprocessamento e as saídas (produtos ou serviços) dos processos, permitindo o seu monitoramento durante a execução e após a conclusão do mesmo, assegurando, desta forma, o atendimento dos requisitos.

Projeto dos Processos
 Um projeto, ou, mais precisamente, um

processo de projeto, é o conjunto de todas as atividades preestabelecidas e executadas numa seqüência planejada com o objetivo deestabelecer ou criar produtos, serviços, processos principais do negócio e de apoio que atendam completamente às necessidades das partes interessadas, traduzidas ou estabelecidas na forma de requisitos do produto ou do serviço.

Projeto dos Processos
Para o projeto dos processos, sugerem-se as seguintes etapas:
 Planejamento do projeto

 Entradas do projeto
 Saídas do projeto  Análisecrítica do projeto

 Verificação do projeto
 Validação do projeto  Alterações de projeto

Controle dos processos
O gerenciamento de um processo significa a adoção de ações que vão assegurar o cumprimento dos requisitos do processo e, em decorrência. Para tanto, duas condições precisam ser satisfeitas:
 Existência do padrão de trabalho do

processo  Existência de um mecanismo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • P.N.Q Caderno de excelência- Pessoas
  • O MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO (MEG) da FNQ
  • Gestão de processos fnq 2007
  • BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO (EXCELÊNCIA EM GESTÃO – FNQ)
  • MODELO DE EXCELENCIA EM GEST O DA FNQ TAREFA 4
  • Caderno de atividades de processo gerenciais
  • Caderno processo penal
  • Caderno de atividades Processos Gerenciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!