caderneta de poupança

Páginas: 5 (1062 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
CADERNETA DE POUPANÇA
HISTÓRIA
As cadernetas de poupança foram concebidas pelo Imperador Dom Pedro II em 1861 com o decreto que instituiu e regulou a Caixa Econômica Federal, que tinha à época o objetivo único de remunerar depósitos com juros de 6% ao ano sob a garantia do governo imperial. Essa modalidade de investimento era destinada a pessoas de baixa renda e permitia depósitos de até 50mil réis. Em 1874, o rendimento da caderneta de poupança foi alterado por meio de novo decreto que estabeleceu que as taxas de juros remuneratórios nunca fossem superiores a 6% ao ano e que seus valores seriam fixados anualmente pelo governo imperial.
Em 1915, já no regime republicano, foi instituído um novo regulamento para a Caixa Econômica Federal que, dentre outras alterações no seufuncionamento, permitia que a mulher casada possuísse depósitos em seu nome quando não houvesse oposição do marido.
No Brasil, a caderneta de poupança é uma forma de investimento de baixo risco cujo funcionamento é regido por regras específicas estabelecidas pelo governo para depósitos de poupança.
As cadernetas de poupança são oferecidas as pessoas físicas e jurídicas por instituiçõesfinanceiras públicas e privadas através de contas específicas chamadas de conta poupança. Os valores depositados na conta poupança são aplicados automaticamente na caderneta de poupança, tem liquidez diária e sofrem remunerações mensais de acordo com as determinações feitas pela legislação brasileira.
Quem deve investir?
Quem tem pouco dinheiro;
Quem planeja constituir uma reserva para emergência;
Quem busca umaaplicação com liquidez diária;
Quem possui dinheiro aplicado na velha poupança;
Quem deseja investir a longo prazo;
Quem não tem conta em corretoras, que geralmente oferece aplicações com retorno superior ao da nova poupança.
Riscos e vantagens
Riscos
Risco de Créditos: se o banco quebrar, o investidor só tem a garantia de receber de volta até 250 mil.
Baixa rentabilidade: não é incomum queo retorno da poupança fique abaixo da inflação.
Ruim no curto prazo: se o dinheiro ficar aplicado por menos de 30 dias, a poupança não pagara o rendimento.
Vantagens
Liquidez diária: o investidor pode sacar o dinheiro em qualquer momento.
Isenção do IR e IOF: não há tributos incidentes sobre os ganhos da caderneta.
Ausência de taxas: os bancos não cobra nada do poupador.
RENTABILIDADE
Em2012, a legislação brasileira determinou que os depósitos em caderneta de poupança realizados até 3 de maio de 2012, conhecidos como poupança antiga, recebam remuneração mensal fixa de 0,5%, acrescidos da TR diária acumulada no período; e os depósitos realizados a partir de 4 de maio de 2012, conhecidos como nova poupança, recebam remuneração variável de acordo com a meta da taxa Selic,estabelecida pelo Banco Central. Com essa alteração na legislação, a rentabilidade da caderneta de poupança passou a ser determinada pela regra a seguir:
Se a meta anual da taxa Selic for superior a 8,5%, mantém-se o rendimento da poupança antiga, isto é, juros mensais de 0,5%, acrescida da TR diária acumulada no período.
Caso contrário, ou seja, se a meta anual da taxa Selic for 8,5% ou menos, orendimento da poupança passa a ser 70% do valor estabelecido como meta anual para a taxa Selic, ajustado para o período de um mês.
Assim, com as regras da nova poupança, o rendimento passa a ser idêntico ao da poupança antiga se a meta da taxa Selic for alta. Por outro lado, se a meta da taxa Selic for baixa, os rendimentos da poupança acompanharão essa queda, podendo chegar até a juro zero (considerandoum cenário hipotético onde a meta da taxa Selic também chegue a zero, embora historicamente esse cenário nunca tenha ocorrido).
Tabela com exemplos de rentabilidade
Selic Rendimento
(sem TR) Rendimento
(com TR)
8,5% 5,95% 6,17%
7,5% 5,25% 5,25%
6,5% 4,55% 4,55%
TIPOS DE CADERNETA DE POUPANÇA
Atualmente, além da tradicional, existem outros quatro tipos distintos de caderneta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caderneta de poupança
  • Caderneta de poupança
  • Caderneta de Poupança
  • ação caderneta poupança
  • Impenhorabilidade de cadernetas de poupança
  • APLICAÇÕES EM RENDA FIXA – TÍTULOS, CADERNETA DE POUPANÇA E FUNDOS
  • AGRAVO DE PETICAO BLOQUEIO CADERNETA DA POUPANCA Babi e Nati
  • Caderneta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!