cadeia produtiva do leite

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Atualmente, o transporte de leite cru, em latões, é o meio mais utilizado no Brasil. Esse transporte é feito por carreteiros autônomos, e o leite é coletado nos chamados pontos de coleta, em latões de até 50 litros. Nesses pontos, muitas vezes situados distantes das propriedades, os latões ficam expostos ao sol aguardando a chegada do caminhão, o que permite a rápida proliferação dosmicrorganismos do leite. Preocupados com isso, produtores, administradores de cooperativas e setores do governo buscam meios alternativos para contornar o problema.
“Uma das alternativas que tem sido analisada, com expectativa, é a introdução do sistema de coleta de leite a granel. Neste sistema, são instalados tanques de resfriamento nas fazendas produtoras de leite, sendo a coleta feita por caminhõestanques isotérmicos, que realizam o transporte até os postos de recepção”, afirmam os professores Mauro Mansur Furtado e Maria Cristina A.V. Mosquim, do curso Resfriamento de Leite na Fazenda e Coleta a Granel, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
 
Esse processo traz muitas vantagens ao produtor, como a redução de custos, sabor mais agradável, redução da quantidade de leitedesclassificado por acidez e maior flexibilidade de processamento de derivados de melhor qualidade. Além disso, possibilita a coleta em dias alternados. Se o leite é resfriado e a coleta é feita a granel, em caminhões tanques isotérmicos, o sistema se otimiza.
 
Os benefícios esperados para o produtor que entra no sistema de resfriamento do leite e coleta a granel são os seguintes:
 
• Melhoria daqualidade da matéria-prima;
• Redução das perdas com o leite ácido;
• Maior possibilidade de ganhos com a bonificação;
• Redução de valor do frete;
• Flexibilidade nos horários de ordenha e recolha na propriedade. Isto leva a uma melhor qualidade de vida ao produtor.
 
A qualidade do leite recebido pela usina de beneficiamento deve ser boa para garantir a produção de derivados de boa qualidade ede boa conservação. Devemos lembrar que todos os produtos lácteos, a começar pelo leite pasteurizado ou esterilizado, o creme, manteiga, queijo, leite em pó integral e desnatado e terminando com produtos de sobremesa mais sofisticados como os produtos lácteos congelados, iogurte, pudins, entre outros dependem de leite de boa qualidade.
 
Pode-se demonstrar que a produção do leite de boaqualidade não depende de equipamentos sofisticados. Apenas algumas condições se fazem necessárias à produção de leite em boas condições microbiológicas. São elas:
 
- Vacas sadias ;- Disponibilidade de água potável ;- Baldes, filtros e latões em boas condições sanitárias;
- Dispositivo para limpar a região do úbere da vaca e meios de resfriar o leite a – 10ºC, dentro de uma hora, após ordenha.
 
Oresfriamento, na fazenda, não deverá ultrapassar o prazo de duas horas após a ordenha. Esta operação é desejável quando se deseja evitar redução da qualidade do leite, devido ao crescimento bacteriano, principalmente, quando as distâncias entre produtores, que forem resfriar o leite conjuntamente, forem muito grandes.
 
Da mesma forma, os ordenhadores devem apresentar bom estado de saúde, nãoapresentando sinais de infecções bacterianas ou viroses, que podem contaminar o leite. Devem ser dotados de hábitos saudáveis, minimizando todas as formas de contaminação do leite – microbiológica, química ou de matéria estranha, como sujidades, cabelos, insetos, entre outros. Todas as superfícies do equipamento, que entram em contato com o leite, deverão ser sanitizadas imediatamente antes do uso. 
Ordenha
 
A técnica de ordenha se inicia com o escovar do úbere e áreas adjacentes para remover a sujidade e os pelos soltos. Em seguida, e logo antes da ordenha, o úbere deve ser lavado e seco com papel toalha ou qualquer tecido desde que seja limpo e macio. A água destinada à lavagem do úbere deve estar, de preferência, a 45ºC e conter 25 ppm de iodo como sanitizante. Um úbere lavado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cadeia produtiva do leite
  • Cadeia produtiva do leite
  • CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
  • Formação sociopolítica e técnica da cadeia produtiva do leite.
  • Impacto ambiental sobre a cadeia produtiva do leite
  • Cadeia Produtiva
  • Cadeia Produtiva
  • cadeias produtivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!