CADEIA PRODITIVA ALGODAO IRRIGADO

31230 palavras 125 páginas
Apresentação
A irrigação na produção de algodão é uma importante ferramenta para promover aumento de produtividade e para reduzir os riscos associados à falta de chuvas em momentos críticos. Grande parte da produção mundial de algodão é feita sob irrigação, pois esta planta é bem adaptada ao clima quente e seco de algumas regiões semiáridas, mas onde a quantidade de chuvas é insuficiente ou irregular para atingir uma produtividade viável. A irrigação também é utilizada quando se deseja plantar a lavoura em períodos em que a estação chuvosa ainda não se iniciou ou quando se prevê que ela encerrará antes do final do ciclo da cultura.
Por estas razões, há grande potencial para aumento do cultivo de algodão irrigado em diversas regiões do Brasil. Este texto aborda os principais aspectos da produção de algodão em sistemas irrigados e sugere diversas técnicas, opções de manejo e resultados de pesquisa que auxiliarão o agricultor na obtenção de maiores produtividades, alta rentabilidade e melhoria da qualidade de seu produto.

Importância econômica
Até a década de 1970 a produção brasileira de algodão possuía expressiva participação no mercado internacional; porém, do final dos anos 1980 até o início dos anos 1990, o Brasil perdeu participação nesse mercado, por razões econômicas, fitotécnicas e relativas ao comércio exterior. Razões essas que, associadas à falta de competitividade, provocaram desestímulo à produção interna, contribuindo para a ampliação da defasagem entre oferta e demanda.
Após este período de infortúnio, passou-se a observar mudanças importantes na cotonicultura brasileira, com deslocamento das atividades produtivas do Semiárido brasileiro e Sudeste para o Cerrado, além do uso de novas práticas culturais. A cultura passou por um período de plena recuperação, graças a incentivos fiscais, ao profissionalismo de grandes produtores e aos investimentos em pesquisas. Em pouco mais de uma década, a cultura do algodão se consolidou na agricultura do Cerrado,

Relacionados